As bandanas servem como máscaras para evitar contágio de COVID-19?

O Ministério da Saúde, desde a última quarta-feira, pediu para que a população use máscaras caseiras ao sair de casa. A Organização Mundial da Saúde acrescentou na última sexta-feira que recomendam máscaras para os profissionais de saúde da linha de frente, os doentes e os que cuidam dos doentes.

Entretanto, a OMS também declarou que máscaras caseiras ou de pano podem ajudar na resposta geral ao COVID-19 no nível da comunidade. As mensagens da OMS também ficaram claras que as máscaras médicas devem ser reservadas para os profissionais de saúde.

As autoridades de saúde revelaram na semana passada que até um quarto das pessoas infectadas podem não apresentar sintomas, reforçando que as máscaras são mais para proteger os outros e não o usuário.

Bandanas Buff

Há uma preocupação de que uma recomendação como esta, de usar máscaras, possa sobrecarregar ainda mais a cadeia de suprimentos para produtos médicos. Conhecida pela criação de suas bandanas, a empresa espanhola Buff publicou uma declaração de precaução em seu site em resposta ao aumento esperado na demanda por seus produtos.

Na declaração, o site do Buff afirma que, embora os tubos de tecidos (uma espécie de bandanas/polainas) cubram toda a frente do rosto (nariz, boca, queixo e pescoço) e a cabeça, não são cientificamente comprovados que impedem a contração de qualquer vírus, doença ou mesmo seja eficaz na transmissão de um vírus a outra pessoa”.

Os produtos da Buff protegem contra muitos dos elementos da natureza, mas não são cientificamente comprovados pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim como as máscaras caseiras também não.

Obviamente, a empresa espanhola está tomando muito cuidado em não sugerir que seu produto possa prevenir doenças, enfermidades ou a propagação de vírus. Eles também estão recomendando que o que quer que você use para cobrir seu rosto, ainda assim não deixe de praticar o distanciamento social.

No entanto, se você estiver em uma situação em que haja o potencial de contágio de não conseguir manter distância social, usar uma capa de pano é a coisa responsável a fazer. O uso de coberturas faciais simples de pano pode retardar a propagação do vírus e ajudar às pessoas que possam ter o vírus, e que não sabem, de transmiti-lo a outras pessoas.

Entendendo a possibilidade

É claro que outras bandanas/polainas, balaclavas e até um lenço poderiam servir ao propósito pretendido de tapar a boca e nariz. Observando pelo menos da lógica, quanto menores as passagens, melhor. Dobre também a cobertura de pano disponível pode melhorar o efeito.

Segundo um artigo do jornal norte-americano The New York Times sobre o melhor material para uma máscara caseira, uma cobertura simples do rosto pode reduzir a propagação do coronavírus ao bloquear os germes de uma pessoa infectada. Entretanto, há mais variações na quantidade de máscaras caseiras que podem proteger o usuário dos germes de entrada, dependendo do ajuste e do material.

O equilíbrio está na escolha de um tecido denso o suficiente para capturar partículas virais, mas respirável o suficiente para que possa realmente ser usado.

O artigo explica que “Se a luz passa muito facilmente pelas fibras e você quase consegue ver as fibras, não é um bom tecido. Se é um tecido mais denso de material mais espesso e a luz não passa tanto por ele, esse é o material que você deseja usar”.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.