As 68 vagas da escalada: Publicado sistema de qualificação para Paris 2024

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) tornou público o sistema de classificação que determinará quais atletas irão para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O documento, disponível para download no site da entidade, especifica que haverá um total de 68 vagas para escalada esportiva nos próximos Jogos Olímpicos, divididas em duas competições: uma exclusivamente para a modalidade de velocidade e outra para uma combinação de bouldering e vias guiadas.

A competição combinada de bouldering e vias guiadas de Paris 2024 contará com um total de 40 atletas (20 homens e 20 mulheres). Deste total, 18 homens e 18 mulheres serão classificados, tendo uma vaga reservada em cada categoria ao país sede e outro elegível pela comissão tripartida.

Assim como em Tóquio, não haverá mais de dois participantes do mesmo país por categoria. Portanto, quando um determinado país preencher a cota máxima, este não poderá classificar mais atletas.

Eventos classificatórios

A primeira prova que vai premiar vagas para os Jogos de Paris será o Campeonato Mundial de 2023, que será realizado em agosto do ano que vem na cidade suíça de Berna. Assim o pódio masculino e feminino do combinado bouldering e vias guiadas serão os primeiros a garantir a vaga olímpica.

Os eventos continentais classificatórios, conhecidos popularmente como pré-olimpicos, devem ser realizados entre setembro e dezembro de 2023. Assim, cada continente (África, Ásia, Europa, Oceania e América) organizará um evento classificatório, que pode ou não coincidir com o campeonato continental. Neste somente o vencedor terá uma vaga olímpica a mesma forma como aconteceu para Tóquio 2020.

A grande novidade da IFSC é que a entidade organizará um circuito pré-olímpico de março a junho de 2024 (ainda a definir), a apenas dois meses dos Jogos, convocados por convite de acordo com os resultados e rankings internacionais de 2023. Os dez primeiros classificados neste torneio terão uma vaga olímpica.

As regras valem tanto para velocidade como para o combinado bouldering/vias guiadas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.