Artigo afirma que “Machu Picchu” é o nome errado do famoso local peruano

O local mundialmente famoso conhecido com Machu Picchu foi construído em meados do século XV a pedido do nono imperador Inca Pachacutéc. Porém, para os arqueólogos Donato Amado Gonzales e Brian S. Bauer em um artigo avaliou o nome original do assentamento inca (hoje conhecido como Machu Picchu) que os habitantes que construíram o local o chamavam de “Huayna Picchu” ou simplesmente “Picchu”.

De acordo com os cientistas o nome Machu Picchu foi associado às ruínas a partir de 1911 com as publicações do norte-americano Hiram Bingham. Foi o acadêmico e explorador que tornou pública a existência da cidadela Inca em 1911 com a orientação de fazendeiros indígenas locais.

Gonzales e Bauer examinaram mapas e documentos dos séculos XVII e XIX e estudaram as anotações de Bingham após sua redescoberta do local em 1911. Alegadamente, Machu Picchu nunca apareceu nesses registros e, inclusive, as fontes de Bingham o informaram que as ruínas se chamavam Huayna Picchu. Além disso relatos de conquistadores do século XVI também se referem à área como Huayna Picchu.

O artigo, publicado em Ñawpa Pacha: Journal of Andean Archaeology, examinou três fontes de dados: as notas de Hiram Bingham, legendas de mapas do século XIX e informações registradas em documentos do símbolo XVII.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.