Artesãos da Estrada homenageiam o montanhista Mozart Catão

Mozart Catão, o primeiro brasileiro a chegar ao topo do mundo, é uma das personalidades de Teresópolis e ganhou um espaço dedicado a ele na loja colaborativa dos artesãos, na rodovia Tere-Friburgo (RJ-130).

O montanhista, que completaria 59 anos na próxima segunda-feira (14 de junho), ganhou uma ‘estação’ em sua homenagem dentro Espaço Vem da Serra, na rodovia Teresópolis-Friburgo. A Estação Mozart Catão será um dos pontos de um circuito interno de experiencias na loja dos Artesãos da Estrada.

Quem foi Mozart Catão?

Mozart Catão

O teresopolitano foi um dos dois primeiros brasileiros a conquistar o cume do Monte Everest (8.849 m), ao lado do paranaense Waldemar Niclevicz. Catão realizou diversos feitos importantes que o levaram a entrar três vezes para o Guinness Book, escalando em alta montanha.

Por uma infeliz coincidência, um destes recordes foi alcançado no local em que depois viria a
falecer. Mozart Catão subiu ao cume do Aconcágua, em 1993, levando na mochila uma bicicleta. No cume, ele igualou o recorde de ciclismo em altitude, estabelecido antes por três canadenses.

Cinco anos mais tarde, em 1998, em uma expedição pelo lado sul do Aconcágua, Mozart foi surpreendido por uma avalanche e morreu na montanha, com dois outros brasileiros: o também teresopolitano Alexandre Oliveira e o brasiliense Othon Leonardos.

Escultura de Mozart Catão em Papel Machê

Mozart Catão

A artista Dolores Montesó que trabalha com papel machê em suas criações, foi convidada a produzir uma obra para exposição permanente, com a imagem do montanhista. Montesó é argentina, faz parte do coletivo Artesãos da Estrada e é moradora de Teresópolis há cerca de 30 anos.

Para realizar o trabalho, Dolores fez uma grande pesquisa sobre o montanhista, sua vida e suas
conquistas. Dolores Montesó conta que ficou bastante emocionada ao fazer a peça, que representa Mozart Catão e sua ligação com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, local que ela própria também gosta de frequentar para caminhadas na natureza.

Mozart Catão

A escultura de 80 cm de altura e 60 cm de largura simboliza uma escalada no Dedo de Deus (1.692 m), símbolo de Teresópolis e um dos monumentos naturais mais famosos do país. A artista conta que escolheu mesclar as técnicas de papel machê e papietagem para produzi-la, pelo significado que carregam.

Segundo Dolores , as partes coloridas da obra dão ênfase às figuras não pintadas, feitas com papietagem. “Esta técnica exibe as letras no papel, traz a questão da palavra e em palavras e histórias que guardamos a memória e damos valor à cultura”, comenta a artista.

“O montanhismo, a escalada e a ecologia são parte da cultura de Teresópolis, passada de boca em boca pelas famílias. Por isso, a ênfase na papietagem, com um pouco de verde e um pouco de cor, dando destaque às palavras”, complementa a artista.

As aventuras de Catãozinho

Mozart Catão

Os visitantes do Espaço Vem da Serra poderão conhecer um pouco da história de Mozart Catão, pelas narrativas dos anfitriões, pela escultura e também na literatura infantil. O livro “As Aventuras de Catãozinho” é o primeiro título de um espaço de literatura, dedicado a autores e temas locais
que será lançado na loja.

A pandemia adiou a inauguração desta estação em que haverá alguns eventos e encontros com autores. O livro do professor Leandro Souza Moura foi publicado pela editora Confraria do Vento, com ilustrações de Arthur Souza.

O autor é coordenador do projeto “Construindo Vínculos”, da Faculdade de Turismo da UERJ, em Teresópolis. A ideia de falar sobre um herói local, completamente ligado à questão na natureza que é um dos grandes atrativos da cidade, coube perfeitamente para o projeto.

Catãozinho é um menino cheio de sonhos e muito determinado, que adora praticar esportes, em
especial o montanhismo. O livro busca promover o amor pelo esporte e pela natureza e, especialmente, valores como a amizade, a perseverança e o respeito.

De uma forma metafórica, a história de Mozart Catão é contada. No livro, Catãozinho sai a procura de seu ursinho, em uma referência ao desafio dos sete cumes: a escalada da montanha mais alta de cada continente.

Sobre o acidente que tirou a vida do montanhista, a história, de forma poética, conta que infelizmente nosso herói “adormece” antes que pudéssemos vê-lo concluir mais um dos seus grandes desafios, mas não deixando de cumprir sua missão.

Para saber mais

  • Loja colaborativa Artesãos da Estrada
    • Espaço Vem da Serra
    • Rod. Teresópolis-Friburgo, 8000 – km 7,5
    • Bairro Albuquerque
    • Aberta de quarta a sábado, às 9h30 às 17h
  • Livro As Aventuras de Catãozinho
    • valor R$ 45,00
    • Atendimento por WhatsApp: (21) 98086-5936
  • Instagram

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.