As 5 armadilhas que impedem uma pessoa de perder gordura corporal

Para qualquer pessoa, começar a planejar perder gordura corporal, seja para definir a musculatura ou para simplesmente perder peso, é imprescindível o acompanhamento de um nutricionista.

Planejar dietas alimentares apenas com base em um artigo, como este, ou em outros que possa ter lido na internet, é imprudência. Portanto este artigo tem o objetivo apenas de orientar de maneira genérica a evitar erros cotidianos que atrapalham qualquer pessoa.

Porém antes de verificar como esquivar-se das armadilhas, procure antes uma nutricionista para atingir a meta corporal que pretende. A partir daí temos de implementar um treinamento específico para aprimoramento do preparo físico.

Se este preparo é orientado à força ou intensidade, fica por conta de seu técnico ou personal. Todo o planejamento de uma temporada deve ser feita e implementada de maneira disciplinada.


Dietas hipocalóricas

As dietas hipocalóricas e as de baixo consumo de carboidratos são muito populares para quem procura perder peso. Seguramente este tipo de dieta é bem eficiente, mas a pergunta chave nesta estratégia é: vou perder peso e gordura? (ou somente peso).

Infelizmente para este tipo de dieta, a perda de gordura é mínima. Isso porque o que acontece é um esvaziamento de glicogênio em nível muscular. Algumas vezes esta queima dos depósitos de glicogênio possui consequências negativas para o rendimento esportivo e perda da camada de gordura. Por isso o ideal para qualquer dieta é consultar um profissional de nutrição e traçar uma estratégia de acordo com o objetivo.


Suplementos incorretos

Sempre que alguém lhe propõe um negócio com retorno garantido e risco zero, você sempre desconfia (se não o faz, deveria). Correto? A mesma atitude deve ser tomada com relação aos suplementos. Se você está acostumado a fazer uma leitura superficial de algum livro, ou mesmo tem o hábito de consultar em listas de whatsapp com “especialistas” generalistas, está colocando sua saúde em risco.

Se você é daqueles que sofre de superioridade ilusória, saindo receitando suplementos e dietas mirabolantes, pare agora com isso. Procure um profissional de nutrição para receitar o suplemento alimentar que aliado a uma estratégia alimentar, fará você não somente perder gordura como melhorar o seu desempenho.

Isso porque todo suplemento, como o próprio nome já deixa bem claro (destinadas a complementar a dieta), é necessário saber o que ingerir antes, durante e depois de sua atividade. Escolher um suplemento baseado em informações genéricas sem análise de um nutricionista é demonstrar falta de inteligência.


Treinar em jejum

Foto: http://escaladagranada.es/

O jejum é um estado em que o corpo utiliza mais substratos energéticos próprios, após ficar determinado tempo sem se alimentar. A partir deste estado, o organismo passa, a utilizar a gordura estocada no tecido adiposo ao invés da ingerida na alimentação. Por impactar o equilíbrio hormonal do corpo, o jejum intermitente pode aumentar os níveis de estresse e atrapalhar o sono, além de provocar desidratação e fome acima do normal.

Para quem que adotar esta estratégia, logo no início sentirá uma brusca queda em seu rendimento nos treinos e nas atividades. Mas esta estratégia, especialmente para perder gordura, é muito mal entendida e interpretada por muitos. Arrisco a dizer que quanto mais ignorante a pessoa em termos de nutrição e alimentação, mais ela aplica esta técnica e, pior ainda, a recomenda para as pessoas próximas.

A melhor estratégia, tanto para emagrecer quanto queimar a camada de gordura, é não passar fome. Por isso, insistir em treinar (qualquer que seja a modalidade) apenas irá comprometer o rendimento além de, obviamente, a sua saúde.


Hábitos errados

Qualquer dieta alimentar depende muito da mudança de seus hábitos. Engana-se quem acredita que somente são os alimentares, mas também os sociais também. Não adianta nada realizar uma dieta alimentar rígida para perder gordura se, por qualquer motivo, comer macarrão instantâneo (miojo, cup-noodles e similares). Se não possuir uma atitude determinada de queimar gordura seguindo as orientações de um profissional de nutrição, estará apenas perdendo seu tempo e se enganando.

  • Junto da sua dieta alimentar, procure adotar treinamento voltado para a queima de gordura:
  • Alterne trabalhos de força de alta e baixa intensidade
  • Programe treinamentos de exercícios curtos, intensos e variados que não esteja acostumado a realizar. Repetir o mesmo treinamento é uma estratégia ruim.
  • Procure realizar treinamentos aeróbicos, preferivelmente moderados, e de longa duração.
  • Trace estratégias a médio e longo prazo para queimar gordura. O corpo irá se acostumar a este estilo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.