Argentina, Brasil e Chile fecham todos os parques nacionais

Presente em todos os continentes, o novo coronavírus avança na América do Sul. Governos de Argentina, Brasil e Chile tomaram diversas decisões para evitar deslocamento de turistas (especialmente para atividades outdoor) e que as pessoas fiquem em casa em uma espécie de quarentena voluntária.

Somente no Brasil, até a data de publicação deste artigo, existem 291 casos confirmados, distribuídos por 16 Estados e o Distrito Federal. Diante do cenário de pandemia (a qual já foi decretada pela OMC), países anunciam o fechamento das fronteiras.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 179 mil casos de contaminação em todo o mundo. Até o momento, mesmo com as medidas de contenção tomada pelos países, já são mais de 7,5 mil mortes.

Parques nacionais brasileiros fechados

Monitorando o interesse de pessoas em aproveitar liberações em escolas e pontos facultativos em repartições públicas, muitos planejaram ir até parques nacionais praticar atividades outdoor como trekking e escalada. Além disso, imagens de praias lotadas, sobretudo no Rio de Janeiro vêm incentivando a governantes tomarem atitudes mais drásticas.

As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo declararam “estado de emergência” nesta terça-feira (17/03). Entre as medidas estão o fechamento por 15 dias de locais turísticos emblemáticos do Rio, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. O acesso às praias de Arraial do Cabo-RJ foi proibido para prevenção contra o coronavírus.

Além disso, o Governo federal suspendeu visitação em parques nacionais pelo Brasil. Unidades de conservação federais serão fechadas pelo período de uma semana a partir de ontem à noite. Locais tradicionais de trekking e escalada como o Parque Nacional do Caparaó-MG, Parque Nacional da Serra do Itajaí-SC e Parque Nacional da Chapada Diamantina-BA e o Parque Nacional do Itatiaia-RJ.

Também foram fechadas por tempo indeterminado as sedes e os centros de visitantes das unidades de conservação.

O Monumento Natural Pedra do Baú (MONA) ainda não foi fechado, pois é administrada pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente. Escaladores locais da região de São Bento do Sapucaí-SP, voluntariamente, estabeleceram o fechamento de áreas de escalada na cidade, como o ‘Quilombo” e “Pedra da Divisa”.

Caso o governador do estado de São Paulo decrete estado de emergência no estado, este e outros locais de esportes outdoor serão fechados.

Academias de escalada brasileira fechadas

As principais academias brasileiras de escalada fecharam voluntariamente as portas no início da semana. Alguns estabelecimentos resistiram às pressões até o início da tarde de ontem, mas acabaram por aderir à preocupação de toda a população.

Mesmo estados pouco afetados, estabelecimentos de escalada fecharam as portas voluntariamente por 10 dias.

No Brasil, até a data de publicação deste artigo, apenas academias da cidade de Belo Horizonte permanecem abertas.

Pelo descaso de academia e cidadãos da região com a situação atual existente no país, especula-se que na cidade haja um crescimento exponencial do número de contágios pelo novo coronavírus nos próximos dias.

Cerro Torre e Fitz Roy fechados

As autoridades argentinas decretaram a proibição de acesso a vários parques nacionais, incluindo o Parque Nacional Los Glaciares, onde são encontrados os maciços mais importantes de escalada na Patagônia.

A Argentina não ocupa uma posição muito alarmante na lista de países afetados pelo coronavírus. Mesmo assim, a cidade de El Calafate, porta de entrada para El Chaltén, decretou o fechamento da cidade para turistas. Nas redes sociais muitos turistas brasileiros, que insistiram em viajar para a região, reclamam de serem confinados no hotel e proibidos de sair.

A proibição de entrada em El Calafate foi estabelecida para pessoas que não residem nesta cidade e isenta os serviços essenciais, como suprimentos, pessoal de saúde e forças de segurança, entre outros.

Para tentar impedir a disseminação do coronavírus, o governo argentino tomou uma série de medidas nos últimos dias para promover o isolamento social e, ao mesmo tempo, desencorajar a mobilidade de seus cidadãos.

Chile fecha Torres del Paine

Desde ontem, 17 de março, foi decretado o fechamento do Parque Nacional Torres del Paine e da Cueva del Milodon, ícones do turismo regional em Magalhães.

As portas de ambas as atrações turísticas serão fechadas, dentro de uma medida que obedece à entrada do Chile na Fase 4 da pandemia de Covid-19.

A palavra final para isso veio da Corporação Nacional Florestal do Chile (Conaf), que faz parte do Ministério da Agricultura. Com isso, está suspenso, até segundo aviso, a entrada de visitantes nacionais e estrangeiros.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.