Arco Rock Master Festival: A história e importância dessa competição independente

Explicando de maneira bem simples, Arco Rock Master é uma competição internacional de escalada realizada todos os anos em Arco, uma comuna italiana de Trentino-Alto Adige, no norte da Itália. A cidade fica no meio de paredões de rocha calcária, conhecido como Vale do Sarca, que se projetam como uma parede protegendo-a.

Arco é, sem dúvida, a meca da escalada na Itália e ainda mais conhecida por seu terreno ideal para escalada. Seja boulder, esportes ou escalada alpina, as condições para estes esportes atléticos são ideais no Lago de Garda. Toda a área possui mais de 5.000 vias de escalada de todos os níveis e em rocha calcária de excelente qualidade.

Há mais de 35 anos, a competição internacional de escalada Rock Master acontece em Arco. Todos os anos, no verão, os melhores escaladores do mundo se reúnem para competir nas disciplinas de bouldering e vias guiadas. Devido à crise da COVID-19, o Arco Rock Master 2020 foi cancelado.

Conforme descrito no artigo que narra a história das competições de escalada, o torneio deu origem às modernas competições de escalada esportiva e, há mais de 30 anos, é um marco no calendário de competições internacionais. Além de desempenhar um papel vital na história da escalada esportiva, o torneio também influenciou fortemente o turismo local e o desenvolvimento econômico da área de Arco e Garda Trentino.

Arco: A meca da escalada italiana

Rock Master

O turismo é uma parte importante da economia local, com muitos alemães e austríacos vindo da Áustria pelo Passo del Brennero (passagem de montanha pelos Alpes que faz fronteira entre a Itália e a Áustria). A agricultura também é importante para a economia da região, com vinhas e pomares de frutas cítricas enchendo o vale em frente ao castelo.

A região da região de Trentino-Alto Adige tem uma população de 1,1 milhão de habitantes, dos quais 62% falam italiano como língua materna, 30% falam dialetos alemães e várias outras línguas estrangeiras são faladas pelas comunidades locais de imigrantes.

Por depender tanto do turismo, o Arco Rock Master é peça importante na economia local e é aguardado ansiosamente pela comunidade europeia de escaladores. O evento, por ter um formato independente de qualquer federação, possui regras particulares e acontece em duas rodadas:

  • A primeira é uma sessão à vista
  • A segunda é chamada “após o trabalho”

A classificação final é dada pela soma das duas provas. Na sexta-feira os atletas têm a chance de fazer um levantamento do percurso de trabalho, e a escalada propriamente dita ocorre no sábado e no domingo.

A história do Arco Rock Master

Fotos das primeira competição Sport Roccia | Foto: http://www.parcoavventuraorma.it/

A história da Arco Rock Master está ligada às primeiras competições internacionais da história da escalada. No ano de 1985 disputou-se pela primeira vez o torneio batizado de “Sportroccia a Bardonecchia”, por iniciativa de Andrea Mellano, escalador dos anos 1960 e membro do Clube Academico Alpino Italiano, e do jornalista e escritor Emmanuel Cassara.

Na época Andrea Mellano e Emanuele Cassarà buscaram reunir um grupo dos melhores escaladores da época para um evento chamado Sport Roccia, realizada em uma falésia em Valle Stretta perto de Bardonecchia (comuna italiana da região do Piemonte). Os organizadores, ainda sem saber direito o que promover, colocaram os competidores para disputarem as vias guiando em uma parede natural. A vitória foi do escalador alemão Stefan Glowacz.

O que chamou mais a atenção dos organizadores, entretanto, foi a maciça presença de público. A audiência, como em todo esporte ou evento cultural, é o que possibilita a transformação daquilo em um negócio rentável.

De acordo com as informações dos organizadores à época, mais de 10.000 pessoas compareceram às competições para assistir as provas.

Além disso, o evento teve cobertura televisiva para sete estações de televisão europeias. O fato das competições terem sido realizadas na rocha, e não em paredes artificiais, colocou os organizadores na vanguarda. Com o tempo, várias das questões sobre competições em paredes naturais acabaram por leva-las para paredes artificiais.

Stefan Glowacz. e Patrick Edlinger | Foto: http://www.parcoavventuraorma.it/

No ano seguinte, o evento foi levado para Colodri d’Arc, que ficava na municipalidade de Arco e em 1987 para Colodri, quando o evento foi batizado de Rock Master. No ano seguinte, 1988, a competição saiu da rocha e a partir foi disputada apenas em paredes artificiais. Em 1989, a competição tornou-se palco da recém-formada Copa do Mundo de escalada em rocha.

O evento é organizado pela Rock Master Association, e é precedida pela edição do Arco Rock Legends, que atribui o Salewa Rock Award e o La Sportiva Competition Award ou, em outras palavras, o Oscar de escalada. São duas provas que atrai milhares de adeptos a Arco para participarem no mais cobiçado Troféu vertical.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.