Aprendendo a lidar com críticas – Quem nunca foi criticado é porque nunca tentou fazer algo novo

Sempre que escrevo um texto fico pensando o que aquele tema significa para mim, o que penso a respeito, qual minha opinião sobre o assunto.

No caso da crítica não foi diferente. Me deparei pensando o que seria crítica para mim. Veio em minha memória a maneira como todos classificam a crítica como crítica positiva, e crítica negativa. Me perguntei se eu acredito nesta divisória entre positivo e negativo e cheguei a conclusão que não.

Não acredito na existência de crítica positiva e crítica negativa.

Crítica, para mim, é crítica no português mais exato da palavra, ou seja, é uma opinião contrária ou negativa, é a capacidade de julgar, é uma censura, uma desaprovação, uma reprovação, uma discordância, uma rejeição.

Com tantas palavras que se opõe a visão do outro, como posso me referir à crítica como sendo positiva ou negativa?

critica-1

O fato é que ninguém gosta de receber críticas, e quando as recebemos, não sabemos o que fazer com elas.

Novamente me vem na lembrança uma de minhas aulas de psicopatologia onde o professor explicava sobre as reações, e dizia que quando nos sentimos ameaçados temos duas reações, ou atacamos, ou fugimos.

Quando recebemos uma crítica nossa reação, na maioria das vezes, é ou “atacar” sendo reativos, ou “fugir” calados, mas pensando se o que disseram é verdade, ou não.

Temos, de fato, uma forte tendência a interpretar às críticas como um ataque à nossa dignidade. Difícil é cultivar o hábito de refletir sobre os comentários alheios e elaborar um argumento coerente antes de responder de forma impulsiva.

Parece estranho, mas algumas pessoas têm grande dificuldade de seguir em frente quando recebem críticas.

A maneira mais fácil de lidar com esta situação é não as levar para o lado pessoal. Tenha em mente que nunca irá satisfazer a todos.

critica-2

Quando se percebe que não é possível deixar a todos satisfeitos, fica muito mais fácil acreditar em si mesmo e nas suas habilidades, pois passará a ver essas críticas como a minoria e não irá leva-las tão a sério.

Assim, passar a se colocar no lugar da outra pessoa e entender o motivo do comentário feito, mesmo que as palavras possam doer, é também mais fácil e fará se sentir bem melhor.

critica-4A crítica acerta um pontinho dentro de nós que se chama “confiança”. A coisa mais importante é ter confiança.

Independentemente do que disserem sobre você, não deixar que afetem sua autoestima é proteger o pontinho da “confiança” mencionado no parágrafo anterior. Ser confiante não quer dizer não ter defeitos, mas é aceitar quem você é e como você é.

A verdadeira mudança só ocorre quando se passa a conhecer quem você é, a entender o motivo por ser assim, e a aceitar sua maneira de ser. Quando este passo é dado passamos a estar de bem conosco e conseguimos ser assertivos e falar para o crítico, de forma elegante e afirmativa, o quanto não aceitamos a postura que está tendo, ou mesmo, podemos explicar o motivo de nossa postura.

Quando não temos consciência de como somos, quando não aceitamos nossa maneira de ser, ou mesmo quando não entendemos o motivo por sermos assim, toda crítica passa a ser vista como pessoal e a reação reativa é a primeira a ser expressada por nós quando somos criticados.

Pessoas que tem dificuldade em lidar com críticas tende a imaginar críticas que nem foram feitas. Quando criticado, para não cair nestas “pegadinhas” da imaginação, faça algumas perguntas para você mesmo:

Quem está dizendo isso?

Esta pessoa conhece sobre o assunto que está criticando? Quanto conhece?

Quantas pessoas estão dizendo isso? Quem são estas pessoas?

No geral, o pior crítico somos nós mesmo, mas não se esqueça que você pode tanto estar certo, quanto errado. Lembre-se sempre que ninguém nasceu sabendo e não saber, não é um pecado. Pecado é não estar aberto para aprender.

Leve a vida mais leve, conheça a si mesmo, aceite a si mesmo, e esteja sempre aberto para aprender.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.