Aprenda quais os métodos para purificação de água existentes para atividades outdoor

De todos os itens que nunca, sob qualquer hipótese, pode faltar no dia a dia de um praticante de esportes outdoor é a água.

A água é tão importante para a vida terrestre que para muitos astrônomos, a vida em outro planetas somente é possível se for encontrado traços da existência dela.

Por conta deste tipo de parâmetro é que concluiu-se recentemente a impossibilidade do planeta Marte possui vida, por conta dos traços de água encontrados lá.

Para maioria das pessoas, após extensa pesquisas científicas, concluiu-se que 3 litros por dia é o suficiente para uma pessoa estar confortavelmente praticando seu trekking ou a sua escalada.

Durante atividades de natureza é necessário que todo e qualquer praticante esteja devidamente hidratado para evitar nenhum tipo de contratempo.

purificação-agua

O ideal, recomendado por nutricionistas é que normalmente seja realizado o consumo de 35 ml de líquido por quilo de peso durante todo o dia. Em outras palavras uma pessoa de 65 quilos deve consumir aproximadamente dois litros de água por dia.

Entretanto a água consumida em excesso também faz mal, fazendo com que sódio e outros eletrólitos fiquem muito diluídos no sangue comprometendo suas funções, podendo ocorrer alteração na pressão arterial além de contração muscular.

Foto: http://www.wisegeek.net/

Foto: http://www.wisegeek.net/

Riscos

Os riscos de beber água diretamente de rios, ou fontes não confiáveis, é fazer com que a atividade torne-se um pesadelo.

Um dos principais riscos de contaminação é com bactérias como salmonela, campylobacter, escherichia coli e leptospira.

Na maioria dos casos, infecções bacterianas pode levar a diarreia (crônica e/ou aguda) e várias outras infecções mais intensas.

Talvez a bactéria com a qual há mais preocupação é a Leptospira (O gênero contém 20 espécies) frequentemente encontrada em águas barrentas e de baixo fluxo de movimentação e até mesmo estagnadas. Sua fonte de infecção são esquilos, gambás e roedores em geral.

purificacao-agua-1

Caso seja infectado em animais domésticos pode resultar em doenças de fígado ou rim.

Uma outra contaminação que pode ocorrer é com as s cyanobacterias são chamadas também de algas azuis, embora alguns autores considerem estes nomes inadequados, podem provocar vômito, diarreia, dor de cabeça e até mesmo provocar a morte.

Portanto, esteja muito atento não somente com o período de sua hidratação, mas também com a origem de sua água.

Não beba água próximo a currais ou chiqueiros, e verifique sempre a possibilidade de purifica-la utilizando os métodos descritos acima.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.