Aprenda a como descansar eficientemente em uma escalada

Apesar do objetivo de um escalador ser completar uma caminho na rocha, ou academia, não necessariamente quer dizer que ele tem de escalar tudo de uma vez sem nenhuma parada. A escalada, passando pela leitura da via e elaboração da estratégia, se assemelha muito a um jogo de xadrez e exige que o atleta saiba como se comportar diante da pressão de realizar a cadena.

Não importa o quanto você seja forte, ou resistente, as vias de escalada muito próximas de seu limite, seja ele 4º ou 10º grau, sempre evolverá algum tipo de estratégia de descanso na via. Estando em uma via mais difícil do que seu costume, algumas agarras permitem que o atleta descanse e consiga atingir um nível de recuperação muscular satisfatório para finalizar o desafio. Portanto para vias de cadenas difíceis, para o seu nível de escalada que se encontra, é necessário entender o óbvio: vias desafiantes para qualquer pessoa tem a ver com o grau que se está escalando normalmente e não, necessariamente, com o grau absoluto da via.

Exemplificando: Para algumas pessoas escalar uma via de 6sup (graduação brasileira) pode parecer fácil, ou mesmo uma via de aquecimento, mas para quem está planejando chegar a este patamar este é o seu limite. Para ela é o desafio a se traçar a partir de uma estratégia bem definida. Lembre-se: vergonha não é escalar grau X, é não ir escalar.

Foto: https://breakinginmyshoes.wordpress.com

Foto: https://breakinginmyshoes.wordpress.com

Para projetos de cadena sem grandes descansos é necessário treinar posicionamento de corpo para que descanse.

Este treinamento é tão importante quando os treinamentos de força e resistência, pois ele irá preparar o escalador para situações as quais possa eventualmente enfrentar na rocha ou até mesmo em uma competição.

Durante o dia de treinos de resistência o ideal é também treinar posicionamentos de descansos tendo, necessariamente, preocupação com os seguintes pontos:

  • Onde descansar
  • Quanto tempo demora para recuperar-se
  • Posicionamento de descanso
  • Frequência de paradas para descansar

Após a observação destes pontos é necessário impor-se desafios como entalamento de joelhos, e outras posições que permitem que possa soltar-se do muro ou da rocha e que assim consiga recuperar-se efetivamente. Durante o treinamento de descanso procure realizá-lo apenas por 30 segundos (no máximo 1 minuto) para que não fique acostumado a somente descansar.

Treinamento para descanso

http://9gag.com/

http://9gag.com/

Muitos escaladores confundem recuperar-se durante uma via com pedir para tensionar a corda e recuperar o fôlego.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Como já foi explicado anteriormente em um artigo sobre o que significa encadenar uma via de escalada, durante uma escalada o foco deve, prioritariamente, ser sair do ponto A e chegar ao ponto B.

Assim que encontrar um ponto, procure descansar e recuperar ao máximo as energias antes de prosseguir para o próximo passo. Nesta parada estratégica procure:

  • Sacudir lentamente os braços, sendo cinco segundos com eles levantados para cima e outros cinco segundos com ele para baixo
  • Revezar periodicamente, se possível, as mãos, ou pés, que estiverem equilibrando no local de descanso.
  • Faça movimentos circulares com os punhos, para relaxar e fazer com que a circulação flua.
  • Respire profundamente, retendo o ar por 3 a 5 segundos. isso fará com que a sua mente acalme e que o sangue permaneça oxigenado.
  • Durante o descanso repasse a sua estratégia de escalada e memorize os passos que irá tentar. Não pense que irá ser difícil, mentalize apenas que o que tem de fazer.

Foto do topo: Logan Barber  | http://loganclimbsrocks.blogspot.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.