Após adiamento da Olimpiada, IFSC declara que apóia decisão do COI

Na segunda-feira a Revista Blog de Escalada publicou que já estava decidido o adiamento dos Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio 2020. Na terça-feira de manhã, as autoridades organizadoras do COI e do Japão chegaram a um acordo mútuo para adiar os Jogos de Tóquio 2020 para “uma data além de 2020, mas o mais tardar no verão de 2021”, devido à pandemia do COVID-19 em andamento.

A decisão ocorreu após semanas de crescente pressão sobre as autoridades para cancelar ou adiar os Jogos dos comitês olímpicos e atletas nacionais em todo o mundo. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, Shinzo Abe pediu ao presidente do COI Thomas Bach um atraso até 2021. Bach afirmou que “concordou 100%” com o pedido.

Antes do anúncio, Canadá foi o primeiro país a anunciar que seus atletas não iriam a Tóquio se os Jogos fossem realizados este ano. Outros países, como EUA, Austrália, Brasil, Noruega e Eslovênia, também exerceram pressão, mas não anunciaram nenhum boicote.

Teleconferência da IFSC

A Federação Internacional de Escalada Esportiva (International Federation of Sport Climbing – IFSC) realizou uma teleconferência de boas-vindas a muitas de suas Federações Nacionais, juntamente com membros do Conselho Executivo da IFSC e funcionários e funcionários da IFSC.

No total, 69 participantes participaram da reunião.

A reunião ocorreu enquanto o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Organizador de Tóquio 2020 divulgavam uma declaração conjunta, tornando o adiamento oficial dos Jogos Olímpicos “até o verão de 2021”.

O presidente do IFSC, Marco Scolaris, compartilhou uma mensagem de esperança e união:

Sou apenas o presidente de uma federação internacional de esportes e não posso estabelecer regras.

Mas posso dar a todos uma recomendação, uma recomendação forte, que também é um apelo: fique em casa.

Rochas e paredes não se moverão, o vírus irá. Fique em casa.

Essa é a única maneira de conter a pandemia, proteger-se e proteger os outros. Estamos passando por esse pesadelo juntos, sairemos juntos.

As seguintes nações estiveram representadas na plateia: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, República Tcheca, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Hong Kong, Hungria, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Nepal, Holanda, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Rússia, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Ucrânia, EUA e Venezuela.

O presidente do IFSC, Marco Scolaris comentou ainda:

Dia após dia, ficou claro que adiar os Jogos era a única maneira de garantir uma participação justa e coletiva em Tóquio 2020.

O IFSC congratula-se e apoia a decisão tomada pelo COI, Comitê Organizador de Tóquio 2020, governo japonês e todas as autoridades envolvidas.

O surto de covid-19 obrigou todos a tomar medidas sem precedentes para conter a pandemia.

Todos os nossos esforços devem se concentrar no final dessa pandemia.

Haverá tempo para competir, haverá tempo para praticar esportes. Agora o mundo está doente, mas um dia celebraremos sua recuperação com nossos campeonatos e campeonatos mundiais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.