Após acusação de fraude, escalador publica sua defesa

Noticiado na semana passada na Revista Blog de Escalada, o veículo alemão de escalada Lacrux divulgou uma controvérsia envolvendo o alemão Hannes Much e o sueco Said Belhaj. O site Lacrux publicou agora a resposta e contraponto de Belhaj

Tudo começou com Hannes Huch, que desencadeou uma polêmica e um turbilhão de ofensas e teorias da conspiração. Segundo Huch, o escalador sueco Said Belhaj teria mentido sobre sua cadena na via “Action direct”. Hannes Huch é fundador do Café Kraft, além de ser renomado escalador e comunicador.

A defesa de Said Belhaj

O Lacrux entrou em contato com Said Belhaj, que falou extensivamente sobre as alegações de Hannes Huch. Said se disse “chocado” e apresentou sua versão da história. Além disso se mostrou irritado com o comportamento de Hannes Huch.

Na longa entrevista no site Lacrux, Said Belhaj de defende das acusações de Hannes Huch. O texto está em inglês compreensível, mas essencialmente nada tira e nada acrescenta ao que já era conhecido: nenhum vídeo e nenhuma pessoa prova a ascensão do sueco.

“Michael” ou “Mike”, que garantiu a segurança a ele naquele dia, permanece inalcançável. Basicamente, Belhaj alega que é normal para um escalador profissional como ele coletar seguradores no Instagram (“Mike” parece ter excluído seu perfil no Instagram).

De acordo com o sueco, é comum apenas escalar algumas horas com estas pessoas e perder o contato. Belhaj também considera “Action directe” uma via de segundo nível na qual os fortes de hoje esquentam. A novidade do artigo consiste na ameaça velada de ação legal contra Huch por ter contatado aos patrocinadores de Belhaj sobre o assunto.

Portanto, duas questões permanecem em aberto, uma de pouca importância e outra maior. A primeira é se ele fez ou não a ascensão. A segunda é se um escalador profissional deve ou não documentar, ou provar de alguma forma, que suas escaladas são relevantes para ser considerado um escalador profissional de elite.

A entrevista pode ser conferida aqui: https://www.lacrux.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.