Ape Index: O que é este índice? – Ele realmente faz a diferença na escalada?

A escalada esportiva de competição é um esporte olímpico e isso é um fato. Junto com esta “promoção”, ao menos para a Olimpíada de Tóquio 2020, a necessidade de atletas com habilidades em várias disciplinas começou a ser mandatória. Para descobrir talentos, ou melhorar a performance dos que já estão treinando, várias pesquisas científicas são feitas. Fruto destas pesquisas, métodos de treinamento esportivo são desenvolvidas. O treinamento esportivo precisa de uma sistematização para a melhoria do desempenho e as pesquisas científicas contemplam metodologias que levam em consideração a percepção, opinião e a sensibilidade corporal de cada atleta.

Desde que foi publicado no Journal of Strength and Conditioning, periódico médico (sempre revisado por pares) que publica pesquisas sobre condicionamento aeróbico e força física, o trabalho científico que estudou o tipo de corpo de boulderistas poloneses e se o Ape Index tinham qualquer correlação com o nível de escalada, vêm causado frisson entre os preparadores físicos. Com o título “Somatic Profile of the Elite Boulderers in Poland” e liderado por Mariusz Ozimek, o estudo cientifico trouxe à lux um índice que era pouco conhecido da comunidade de escaladores mundial: Ape Index.

O Ape Index é um jargão que descreve a distância entre os braços e a altura de um indivíduo. A razão mais comum de um ser humano para este índice é 1 (também chamado de índice de macaco neutro). Um índice positivo é visto como vantajoso para os escaladores. Vários estudos foram realizados sobre o efeito de fatores fisiológicos, como antropometria e flexibilidade, na determinação da capacidade de escalada em rocha e alguns deles incluíram o Ape Index como uma das variáveis. para determinar a predisposição de um indivíduo para uma prática esportiva, em especial a escalada, é necessário medir alguns parâmetros do corpo: massa corporal, composição corporal, longitude das pernas e longitude dos braços.

Portanto, o Ape Index é apenas mais um número que pode avaliar se um indivíduo tem mais, ou menos, predisposição física de se desenvolver como um escalador esportivo. Reunindo vários estudos científicos, percebe-se que ainda não chegou-se a uma conclusão. Há estudos que afirmam que o índice faz diferença e outros que não. particularmente no estudo de Mariusz Ozimek, os escaladores que participaram do estudo foram aferidas as seguintes medidas: peso corporal, massa corporal, densidade corporal, porcentagem de gordura corporal, massa gorda, massa magra, longitude do braço e longitude das pernas.

Dentre cada um destes índices, o que houve maior discrepância foi no comprimento do braço em relação à razão braço/perna. A maior descoberta deste estudo foi que os escaladores eram altamente funcionais. Analisando o biotipo, todos possuíam a mesma característica: eram leves (baixa massa gorda) e tinham braços longos. Por braços longos, entenda Ape Index positivo.

O índice de comprimento do braço alto e o percentual de gordura corporal baixo, representam os determinantes mais fortes do desempenho em escalada em boulder. O estudo ainda propões a suposição de que que o índice de comprimento do braço tenha um alto valor diagnóstico (como uma nota de corte) para recrutamento e seleção de escaladores.

Para saber mais: Somatic Profile of the Elite Boulderers in Poland

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.