O norte-americano Chris Sharma fez a primeira ascensão da via “Sleeping Lion”, localizada em Siurana (Espanha) e propôs graduação 9b+ francês (12c brasileiro). A via é o segundo 9b+ francês (12c brasileiro) de sua carreira.
Sharma, que vive na região espanhola da Catalunha há mais de uma década, começou a trabalhar no projeto durante o outono de 2021. O escalador explicou em um vídeo publicado pela EpicTV Spain (assista no topo do artigo) em 2022 que a via “Sleeping Lion” é um trajeto que exige tanto força quanto resistência.
Segundo o escalador, há um trecho na na via, o qual possui de 35 movimentos, em que não há um único bom descanso e mal se consegue passar magnésio.
Aos 41 anos, Chris Sharma encadenou o segundo 9b+ francês de sua carreira. O primeiro foi há 10 anos, em 2013, quando fez a primeira repetição da via La Dura Dura, em Oliana, poucas semanas depois de Adam Ondra.
A atual via encadenada pelo norte-americano aconteceu 15 anos depois da sua primeira escalada em uma via graduada como 9b francês (12b brasileiro), “Jumbo Love”, e 10 anos depois de ter feito a primeira repetição de “La Dura Dura”,m considerada a segunda via graduada como 9b+ francês no mundo.
Assim, Chris Sharma acaba de adicionar a via “Sleeping lion” às 12 vias de escalada esportiva com dificuldade 9b+ francês no mundo. Além do norte-americano, também fazer parte desse “clube” mais sete escaladores: Adam Ondra, Stefano Ghisolfi, Seb Bouin, Alex Megos, Jakob Schubert, Sean Bailey e Jorge Díaz-Rullo.