Anna Stöhr: A competidora de boulder que se dedica a vias tradicionais

A escaladora austríaca Anna Stöhr é uma das mais bem-sucedidas competidoras em boulder da história do esporte. Atualmente aposentada das competições e com 32 anos, ainda tem seu nome ligado aos melhores resultados da história.

A austríaca começou a escalar com os pais quando criança e começou a competir em 2002, aos 14 anos. Nesse mesmo ano suas medalhas começaram ser conquistadas.

Anna Stöhr entrou no cenário de competições adultas em 2004, quando tinha apenas 16 anos de idade e foi vice-campeã europeia de boulder em Lecco, Itália. A partir desse momento, Anna dominou as competições de boulder como poucas outras, conquistando com sua devastadora mistura de força, técnica, determinação e inteligência na década seguinte.

Currículo impecável

Para que se tenha uma ideia, Anna Stöhr foi campeã mundial duas vezes (Avilés em 2007 e Arco em 2011), venceu o Campeonato Europeu em 2010 e 2013 e a Copa do Mundo de Boulder em 2008, 2011, 2012 e 2013.

O domínio de Stöhr nas competições de boulder era quase absoluto, tanto que recebeu o prestigiado prêmio Arco Rock Legends em 2012. Sua sua carreira pode ser comparada a duas outras da era de ouro dos atletas na Áustria: Angela Eiter e Kilian Fischhuber.

Coincidência ou não, Kilian tornou-se seu esposo, com que realiza novos projetos longe das competições e escaladas indoor.

Isso porque Anna Stöhr aposentou-se das competições em 2018 e Fischhuber um ano depois, depois de ter vencido cinco Copas do Mundo de Boulder, ouro nos campeonatos europeus de 2013 e prata nas Campeonatos Mundiais em 2005 e 2012.

Depois das competições

Anna Stöhr anunciou sua aposentadoria do mundo das competição, dedicando-se desde então a conquistar novos desafios no rock. Na escalada em rocha possui como melhor marca linhas de boulder 8B+ (V14) encadenadas em diferentes áreas, como “New base line” em Magic Wood (Suíça) ou “Penrose Step”, em Leavenworth (EUA).

Recentemente suas motivações a levaram a decidir seguir um novo desafio na via “Alí Babá”, de 250 metros , localizada na parede de Dérobée nos chamados Alpes Marítimos Franceses. A região francesa é limitada pelo departamento do Var, pela Itália, Mônaco e pelo mar Mediterrâneo.

A via possui oito enfiadas de graus que variam de 7b a 8a+ francês (8b a 10a brasileiro).

O filme “Evolution” (assista no topo do artigo), produzido pelo seu principal patrocinador, conta sua experiência em escalada e sua transição do mundo das competições, das linhas de boulder e para vias tradicionais. “Evolution” será liberado para visualização gratuita em 14/04/2020.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.