Andrew Lenz e a escalada como ferramenta de inclusão social

O Centro de Escalada Urbana (CEU) é uma iniciativa do norte-americano Andrew Lenz. O projeto é pioneiro no Brasil e já chamou a atenção das principais mídias especializadas em esportes outdoor.

A Favela da Rocinha está localizada na zona sul da cidade do Rio de Janeiro e é considerada a maior favela do país, contando com cerca de 70 mil habitantes. O Centro Urbana Escalada tem o objetivo de ajudar crianças carentes com a introdução da prática da escalada como ferramenta de inclusão social.

A iniciativa de Andrew Lenz oferece às crianças da rocinha tanto escalada indoor, quanto na rocha, mas possui plano para expandir para outras comunidades cariocas.

Andrew Lenz mudou-se para o Rio de Janeiro em 2003 e começou a trabalhar em uma ONG que apoiava projetos locais. Por meio dela, atuou em várias favelas, principalmente na Zona Oeste e na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O idealizador do projeto é Andrew Lenz e é considerado, dentro da comunidade de escalada, uma iniciativa referência quando o assunto é inclusão social por meio do esporte. O Centro Urbana Escalada já possui 10 anos de existência.

Marcas como a Black Diamond já reconheceu o trabalho do norte-americano. Assim, o CLIMB TALKS terá o privilégio de falar sobre o projeto, quem são os nomes de escaladores que se destacam na iniciativa e o que esperar do futuro do CEU.

Andrew Lenz e a escalada como ferramenta de inclusão social

Andrew Lenz

Andrew Lenz

  • Como a escalada começou a fazer parte da sua vida?
  • Como é trabalhar com inclusão social e escalada?
  • Como a comunidade vê hoje o projeto do Centro Urbano de Escalada?
  • Com a escalada esportiva ter se tornado olímpica, como foi recebido este fato pelas crianças do CEU?
  • Como os jovens da comunidade estão encarando a realidade da pandemia que estamos vivenciando agora?
  • Como está sendo o retorno dos jovens para a própria comunidade e na administração do CEU?

Quer saber mais?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.