Americano torna-se primeiro amputado da história a encadenar boulder V10 – Vídeo mostra sua superação da cirurgia á cadena

Você já ouviu falar de Ronnie Dickson? O escalador americano é uma das pouquíssimas pessoas no mundo que trabalha duro para a inclusão de amputados na escalada. O motivo? ele sentiu na pele como é ter de atravessar uma grande dificuldade : teve sua perna amputada.

Simbolizando uma superação singular recentemente Dickson, que começou a escalar ha oito anos atras,  encadenou uma linha de boulder graduada em V10. Para que sirva de parãmetro de comparação, há poucos atletas de escalada que já conseguiram encadenar este nível de dificuldade. Especula-se que ao conseguir escalar boulders de dois dígitos é que adentra no clube seleto da escalada considerado “elite”.

Mas nem tudo ão flores, cadenas e comemorações na vida de Ronnie Dickson. Após um distúrbio congênito no desenvolvimento dos ossos chamado de displasia epifisária múltipla, também conhecida como “Doença de Trevor”, teve de escolher entre amputar a perna ou passar por inúmeras cirurgias para tratar o problema. A doença afeta o crescimento e remodelação do osso que produz deformidades ósseas que afetam as articulações e produz artroses precoces.

O escalador descobriu o esporte por acaso, quando assistia uma transmissão do X-Games e procurou um ginásio de escalada para começar a saber mais sobre o esporte. A partir de então Ronnie Dickson apaixonou-se pelo esporte e, nas suas palavras “várias portas se abriram na vida”.

No dia de ontem a patrocinadora do escalador liberou um vídeo que documenta, junto com as cenas da cadena na linha de boulder, uma pequena biografia de pouco mais de 13 minutos.

Apesar de ser muita falta de originalidade a pergunta, sendo um imenso clichê, mas: A sua desculpa agora, qual é?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.