Enquanto a empresa de automóveis Tesla não lança seus primeiros modelos totalmente abastecidos com “energia limpa”, algumas outras pessoas correm atrás de adaptar seus próprios veículos.
O americano Brett Belan, que possui um modelo de kombi 1972, vendida nos EUA, equipou seu motorhome com um gigante painel solar. A partir de um engenhoso sistema de conversão de energia solar para fazer o veículo rodar somente com ela.
Quando o painel é aberto, mantido inclinado em um ângulo de 40º, abastece o conjunto de 216 baterias de lítio instaladas no solo da kombi. Segundo informações de Brett Belan a kombi possui autonomia de 80 km, desde que mantenha a velocidade média de 60 km/h.
O proprietário da kombi planeja fazer um upgrade do motor e baterias e chegar a 360 km de autonomia com o mesmo painel solar.
A carga total para que as baterias consigam movimentar a kombi leva, em média, pouco mais de duas horas de exposição ao sol.
Para mais detalhes: http://www.solarelectricvwbus.com

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.