Amanda Criscuoli faz história novamente e encadena via de 9b no RS

A escaladora gaúcha Amanda Criscuoli encadenou a via “Coquetel de Força”, graduada em 9b brasileiro (7c+ francês) em Ivoti-RS. Criscuoli ficou apenas cinco finais de semana (em torno de 15 tentativas) tentando a ascensão da via e se torna, mais uma vez, a escaladora mais jovem a encadenar uma via dessa dificuldade no Brasil.

Com apenas 14 anos de idade Amanda mais uma vez se firma como uma das maiores promessas da escalada esportiva brasileira. É também de Amanda Criscuoli a marca de ser a mais jovem escaladora brasileira a encadenar uma via graduada em 9a brasileiro (7c francês) em 2019.

Até o momento, foi noticiado que a via mais difícil encadenada por um jovem no Brasil foi João Barbosa, do Rio de Janeiro, que em 2018 encadenou uma via graduada como 9b brasileiro (7b francês) aos 13 anos.

Amanda Criscuoli, junto de seus pais, vêm incrementando cada vez mais a maneira de documentar seus treinamentos e escaladas. Como não poderia deixar de ser, até mesmo porque é uma millenial, já mostra intimidade com a câmera e narra toda a escalada com carisma e simpatia no vídeo abaixo:

Criscuoli é destaque na mídia especializada desde 2016, quando tinha apenas 9 anos de idade. Aos 10 anos de idade já tinha sido a brasileira mais jovem a encadenar um 8a brasileiro (7a+ francês). A notícia foi publicada em primeira mão pela Revista Blog de Escalada à época.

A conquista, como é de praxe, foi toda documentada e filmada por sua família. O vídeo da cadena de Amanda Criscuoli está no topo do artigo. Atualmente com 14 anos de idade, a jovem escaladora demonstrou que não ficou aparada durante a quarentena e demonstra que os próximos anos serão demais feitos e, assim, consolidar seu nome na história do esporte.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.