Após 10 dias de buscas alpinistas europeus são considerados mortos pela equipe de resgate

O alpinista britânico Tom Ballard, de 30 anos, e o italiano Daniele Nardi, de 43 anos, estão desaparecidos há 10 dias e foram considerados mortos pela equipe de resgate no Nanga Parbat (8.126 m). O desaparecimento dos dois alpinistas foi noticiado em primeira mão para a América do Sul pela Revista Blog de Escalada na semana passada. Ballard e Nardi estavam tentando uma primeira ascensão invernal da Mummery Ridge na face Diamir do Nanga Parbat.

Desde que foram dados como desaparecidos, uma equipe de resgate foi acionada em 27 de fevereiro, depois de nenhum contato com a dupla foi estabelecido desde 24 de fevereiro. A última posição conhecida estava em torno de 6.300 metros. As condições climáticas severas e alto risco de avalanche na semana passada prejudicaram os esforços de resgate. Os envolvidos nos esforços de resgate acreditam que a dupla foi atingida por uma avalanche, que foi escutada pelos habitantes locais aldeões em um raio de alguns quilômetros.

Tom Ballard e Daniele Nardi e equipe haviam chegado ao Paquistão no final de dezembro e foram inicialmente acompanhados por dois montanhistas do Paquistão: Karim Hayat e Rahmat Ullah Baig. Mais tarde, ambos montanhistas paquistaneses retiraram-se da expedição. Para entender as dificuldades de resgate da dupla, além de ser em uma área de difícil acesso, é também necessário entender o cenário político da região.

Devido às contínuas tensões na fronteira entre a Índia e o Paquistão sobre a Caxemira, as tentativas iniciais de sobrevoar a região com helicópteros militares para uma operação de busca e salvamento foram frustradas devido ao fechamento temporário do espaço aéreo paquistanês.

A Índia e o Paquistão, até 1947, formavam um só bloco e estavam sob o domínio do Império Inglês. Com a independência da região, os dois Estados foram criados. Porém, as diferenças culturais e religiosas passaram a afetar diretamente a configuração política dos dois países. Na Caxemira, também há maioria muçulmana, mas a Índia não entregou o território pois é uma região rica em petróleo.

O embaixador italiano no Paquistão, Stefano Pontecorvo, conseguiu obter autorização para um voo de helicóptero do Exército do Paquistão na manhã do dia 28, que foi atrasado pelo mau tempo. Voos de reconhecimento localizaram uma barraca coberta de neve a 5.500 metros, que se acreditava ser a do Acampamento 3 (que foi originalmente construída a cerca de 5.700 m), mas não foi encontrado nenhum sinal dos alpinistas. No dia 3 de março, devido às condições meteorológicas, era impossível realizar buscas no Campo Base do Nanga Parbat. No dia 4 de março o reconhecimento aéreo não produziu resultados.

Ontem, 5 de março, as buscas foram retomadas na região do Campo 3, incluindo com operações de drones. Paralelamente a estas buscas, avalanches intermitentes ameaçavam as operações de resgate à medida que as temperaturas aumentavam. Hoje foi anunciado pelas equipes de resgares que não há mais esperanças de encontrar a dupla viva.

Localizada na zona ocidental dos Himalaias no Paquistão, Nanga Parbat é uma das montanhas mais mortíferas dos Himalaias, com uma percentagem ao redor de 28% entre tentativas de acesso e acidentes mortais. Até 2009 a montanha foi escalada com sucesso 326 vezes (22 foram mulheres). Até o momento, 68 pessoas morreram.

Quem eram os alpinistas

Tom Ballard era o filho da falecida Alison Hargreaves, que se tornou a primeira mulher a escalar o Monte Everest (8.848 m) sem ajuda e sem oxigênio suplementar em 1995. Em agosto daquele ano, ela morreu aos 33 anos enquanto descia do K2 (8.611 m).

Daniele Nardi recebeu o reconhecimento do júri do Piolet d’Or por dois projetos: uma nova rota no Vale de Charakusa, chamada “Telegraph Road”no Paquistão e uma nova rota no Monte Rosa (4.634 m) na Itália. Ele já chegou a cinco picos de 8.000 m (Everest, Broad Peak (8.047 m), Nanga Parbat (8.125 m), Shisha Pangma (8.027 m) e K2 (8.611 m)) antes de se concentrar em escaladas mais técnicas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.