Alita ‘Climbing ‘Contreras e o treinamento para mulheres na escalada

Você já se perguntou como deve ser o treinamento para mulheres na escalada? Para saber mais sobre o assunto, fomos conversar com Alita ‘Climbing’ Contreras, uma equatoriana especializada em ajudar as mulheres a treinar melhor e de maneira mais eficiente.

A dúvida apareceu ao constatarmos nas mensagens enviadas ao site de que os objetivos das mulheres costumam ser mais variados e pedem maior diversidade de exercícios.

As mulheres possuem estrutura óssea mais leve e um percentual de gordura maior, assim, quando comparada aos homens, tem a mesma altura, mas são mais leves e possuem menos força. Porém não é por isso que as mulheres devem treinar menos peso que os homens.

Conversando com Alita, ela nos contou que a principal diferença entre os treinos femininos e masculinos é a intensidade. O trabalho de aumento da massa muscular exige um programa de treino mais intenso com poucas repetições e muita carga.

A equatoriana nos contou que mulheres têm objetivos e necessidades diferentes e buscam uma redução de gordura localizada, condicionamento físico e definição muscular. Explicou ainda que no universo feminino, existe um momento onde a reação ao exercício pode ser diferente.

Alita explicou de maneira bem clara que o corpo ‘marombado’ é quase uma utopia para as mulheres, porque elas não têm condições hormonais para isso. Nos contou alguns dos segredos do treinamento de mulheres para escaladoras, como enfrentar a quarentena e ainda ficar em forma e, principalmente, explicar porque a ciência, e não o ‘achismo’ deve prevalecer no planejamento.

Perguntas sobre treinamento para mulheres

treinamento para mulheres

  • Durante a pandemia você tem treinado como?
  • Ainda usa ‘receitas de bolo’ para orientar seus treinamentos?
  • Acha que treinamentos feitos aleatoriamente podem funcionar?
  • Como deve ser o treinamento de mulheres?
  • Treinar com pesos atrapalha na escalada?
  • Qual devo treinar: força ou resistência?

Quer saber mais?

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.