Conheça 10 alimentos asiáticos que todo montanhista deveria conhecer (mas ninguém te falou)

O Brasil é um país com o tamanho de um continente. Além disso possui peculiaridades que, para uma pessoa leiga, parecem impossíveis de explicar. Uma delas, especialmente para quem vive no estado de São Paulo, é o tamanho da comunidade asiática, em especial a japonesa.

É notório que o lugar do mundo, sem considerar o japão, com maior número de japoneses é o Brasil. A influência da população japonesa, assim como as asiáticas em geral, pode ser observada pela quantidade de restaurantes japoneses, produtos asiáticos em todos os supermercados e, dependendo de onde se visite, até mesmo na praia.

Com tanta influência asiática, alguns produtos da culinária acaba sendo também oferecido nas feiras livres. Produtos estes que oferecem muitos benefícios para o praticante de montanhismo. Especialmente aquele que é vegetariano ou vegano. Por serem saudáveis, leves, duradouros fora da geladeira, também são interessantes de incorporar no cardápio de um trekking e até mesmo nas comidas consumidas no dia-a-dia.

Alga Kombu

A literatura japonesa registrou pela primeira vez a existência da Kombu no século VIII, na região de Tohoku. A Kombu é uma alga amplamente consumida no noroeste da Ásia. É largamente usada na culinária japonesa como um dos principais ingredientes para fazer o dashi (um tipo de caldo japonês). Normalmente o Kombu e vendido seco ou em forma de folhas prensadas (oboro kombu).

O Kombu é recomendado para todas as idades e é excelente para a saúde por causa de seus atos índices de iodo e, segundo quem sabe cozinhar, tem o poder de realçar o sabor dos alimentos. A alga Kombu auxilia na digestão e no adequado funcionamento do intestino. Também contém vitaminas como a K (que possui função anti-hemorrágica), A, C, E e B12, que aumentam a imunidade, ajudam nas reações metabólicas, são antioxidantes, melhoram a cicatrização e previnem diversas doenças.


Galanga

A galanga, também conhecida como “gengibre tailândês” ou “gengibre do Laos”, é originária do sul da China e da Tailândia. A galanga é uma raiz conhecida pelo seu sabor forte e acre. Seu sabor da galanga é mais forte, apimentado e cítrico que o gengibre.

Possui propriedades antibióticas, anti-inflamatórias, analgésicas, antitérmicas e, além disso tudo, aumenta as defesas do organismo.


Molho de hoisin

Também chamado de “molho chinês para churrascos”, o molho de hoisin é típico da china e é amplamente utilizado em pratos como pato e rolinho primavera. è um molho muito concentrado e, apesar de não parecer, algumas de suas versões não levam carne em sua elaboração.

Tem um sabor salgado e ligeiramente doce. Portanto, é um dos molhos indicados para um yakissoba vegetariano.


Missô

O missô é um tempero típico da gastronomia japonesa. Consiste de uma pasta aromatizante, feita com sementes de soja e/ou cereais e sal marinho fermentado com cogumelos koji. Durante séculos foi considerado o alimento curativo da China e Japão. O Missô contém enzimas que ajudam na digestão e ajuda na administração de carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas.

Além disso, ajuda a recuperar a flora intestinal deteriorada por dietas de alto teor de carnes, açúcar, produtos químicos e antibióticos.


Ágar-ágar

O ágar-ágar, também conhecido simplesmente como ágar ou agarose, é uma espécie de gelatina vegetal e é extraído de algas marinhas Ágar Ágar é rico em fósforo, iodo e sais minerais.

Esta substância gelatinosa é composta de várias espécies de algas marinhas e, por isso, contribuem para o organismo com iodo e fibras.


Brotos de bambu

Os brotos de bambu são empregados como um ingrediente em muitas cozinhas asiáticas. Constantemente é parte de pratos, caldos e sopas. Além de ter um sabor peculiar, contribui muito para a saúde do indivíduo.

Contribui para a perda de peso, controle de colesterol mau, fortalece o sistema imunológico e possui propriedades anti-inflamatórias.


Garam Masala

O Garam Masala é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia e de outros países do sul da Ásia. O Garam Masala é termogênico, com ingredientes que aceleram o metabolismo (como a canela e o gengibre), aumentando o gasto calórico contribuindo para perda de peso.

É um ingrediente chave da medicina aiurvédica (conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos) e sua combinação de sabores ativa partes do nosso organismo, fazendo com que libere toxinas, aumentando a sensação de bem-estar.


Enokitake

Enokitake (também conhecido como cogumelo agulha de ouro) são cogumelos brancos finos e longos, originário do Japão, usada na cozinha do leste Asiático. São utilizados na preparação de sopas e saladas.

Além de sabor interessante, possui grande quantidade de proteínas que ajudam a regular o organismo e o sistema imunológico. O enokitake auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e ajuda a combater vírus e reduzir alergias. De acordo com um estudo realizado na Universidade de Singapura, as proteínas presentes nas hastes do cogumelo agem para aumentar a produção de citocinas, substâncias que equilibram o sistema imunitário.


Pandan

Pouco conhecido do público brasileiro, o pandan é uma planta asiática que é utilizada para envolver a carne ou peixe. Mas não somente seu sabor possui benefícios. Também é utilizado como remédio caseiro para tratar queimaduras da pele por exposição excessiva ao sol.

Quando consumida auxilia nos sintomas de reumatismo, funciona como sedativo, auxilia no combate à insônia, prevenção de diabetes e serve para limpar o intestino.


Tempê

O Tempê, típico da indonésia, é considerado um superalimento. Rico em fibras, livre de colesterol e altamente proteico é considerado um substituto da carne, por exemplo. As receitas vão de hambúrguer vegetal, espetinhos, farofa proteica até recheios de taco e salgados, almôndegas e uma infinidade de opções.

Possui um alto teor de fibras, agindo como limpador do sistema digestivo e prevenindo diversas doenças crônicas e permite controlar os níveis de açúcar no sangue.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.