Algodão orgânico: Por que ele é considerado um tecido sustentável?

O algodão orgânico é geralmente definido como algodão cultivado organicamente em países subtropicais como Índia, China, Estados Unidos, Brasil e Paquistão. Estes são também os maiores produtores mundiais de algodão e responsáveis por 74% do total da fibra produzida no planeta (safra 2019/2020).

A Índia é o maior produtor de algodão do mundo, com 6.188.000 toneladas de volume de produção por ano. O Brasil está, com 1.412.227 toneladas, está classificado em 5º lugar.

Para se obter o algodão orgânico são necessárias plantas não geneticamente modificadas, sem o uso de produtos químicos agrícolas sintéticos (fertilizantes ou pesticidas). Sua produção deve promover e melhorar a biodiversidade e os ciclos biológicos.

Enquanto o poliéster domina o mercado de fibras há quase 20 anos, o algodão orgânico continua em tendência ascendente. Lembrando que, para efeito de comparação, o cânhamo (tanto o convencional quando o orgânico) é a mais sustentável das fibras.

Conforme esclarecido em diversos artigos sobre a fibra de cânhamo publicados na Revista Blog de Escalada, as plantações de cânhamo ainda são cercadas pelo tabu que sua planta originária, a Cannabis sativa L. (variedade com pouco THC), possui.

Algodão orgânico versus algodão sustentável

Uma das ferramentas de marketing é usar palavras semelhantes para fazer entender que dois produtos diferentes pareçam iguais. Este tipo de confusão acontece com tecidos de algodão orgânico e tecidos de algodão sustentável.

Conforme informado acima, o algodão orgânico vem de uma técnica de produção que não permite o uso de defensivos ou fertilizantes sintéticos (químicos), assim como de tecnologias como sementes transgênicas.

O algodão sustentável, por outro lado, é cultivado de maneira tradicional (ou seja, não é orgânico), com o uso de tecnologias de ponta que possibilitam o controle de pragas (que podem envolver pesticidas e fertilizantes sintéticos) e ajudam a manter o padrão de qualidade da fibra.

algodão orgânico

Para ser considerado sustentável, o algodão precisa respeitar três pilares básicos: a produção deve preservar o meio ambiente onde está inserida (não desmatar e promover boas práticas ecológicas), deve respeitar todo e qualquer sistema que envolva empresas e instituições, deve promover práticas econômicas justas e que colaborem para o desenvolvimento do mercado.

Comparar algodão sustentável e orgânico é como comparar bananas com maçã:

  • Algodão orgânico se refere a uma técnica de produção que não permite o uso de defensivos ou fertilizantes sintéticos (químicos) no processo, assim como de tecnologias como os transgênicos.
  • Algodão sustentável é um conceito ambiental, social e econômico, segundo o qual os recursos utilizados na produção têm de ser pensados de modo a atender à demanda presente e também à das futuras gerações, permitindo, inclusive, a longevidade da atividade produtiva.

Algodão Orgânico versus Tradicional

algodão orgânico

Conforme descrito no artigo Cânhamo: Tudo o que você quis saber e ninguém te contou, o algodão está longe de ser uma cultura pouco impactante. Em um momento em que a população em geral está se movendo em direção a práticas mais ecológicas, a maior questão é sobre o custo ambiental do cultivo de algodão.

Embora o algodão orgânico ainda tenha impacto ambiental considerável, é uma escolha muito mais ecológica do que o algodão tradicional.

A produção de algodão comum usa produtos químicos agrícolas para afastar pragas, com estudos relatando que 16% dos pesticidas do mundo são usados ​​no algodão. O uso generalizado afeta a água, a saúde do solo e a biodiversidade em muitas áreas do mundo onde o algodão é cultivado.

O algodão orgânico, por outro lado, produz um impacto ambiental significativamente menor. Os produtores relatam melhores condições do solo e menos pragas como resultado do desenvolvimento de práticas agrícolas orgânicas.

algodão orgânico

O algodão orgânico também usa menos água que o algodão tradicional. O tradicional requer, em média, 2.210 l/kg de água para produzir, o orgânico usa 182 l/kg de água irrigada total.

O algodão tradicional usa aproximadamente 16% dos inseticidas do mundo e 7% dos pesticidas. O orgânico, no entanto, é cultivado sem pesticidas químicos ou fertilizantes prejudiciais e por isso é considerado como mais ecológico do que o algodão convencional.

Mas atenção, isso não significa que o orgânico esteja livre de todos os pesticidas ou inseticidas. Mas sim que a agricultura de algodão orgânico permite o uso de pesticidas naturais e sintéticos em quantidades moderadas. Lembre-se pesticidas naturais também podem ser prejudiciais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.