Alex Txikon faz história: primeira ascensão invernal do Manaslu desde 1983

Alex Txikon faz história: primeira ascensão invernal do Manaslu desde 1983. De fato, 40 anos após a última conquista do cume de Manaslu, o espanhol Txikon marcou seu nome na história.

Passando por diversas tribulações até alcançar o objetivo, confira detalhes do grande feito de Alex Txikon.

Alex Txikon faz história: primeira ascensão invernal do Manaslu desde 1983

Foto: Erik /Unsplash

Foto: Erik /Unsplash

A saber, o CEO da Seven Summit Treks (a maior agência de escalada do país do Himalaia), Mingma Sherpa, também confirmou a conquista legitima do espanhol. Em suma, Alex chegou ao cume pela manhã da última sexta-feira (6).

O Manaslu é uma montanha muito frequentada por montanhistas durante quase todo o ano. O que abrilhanta mais a conquista de Alex é saber que o espanhol rumou pelo lado mais difícil entre os dois possíveis e isto sendo realizado no inverno. De fato, é gostar muito de se desafiar.

No entanto, tudo que é bom é difícil e com o espanhol não aconteceu diferente. A saber, desde o ano passado que Alex Txikon e sua equipe tentavam escalar a montanha, mas as condições climáticas fizeram com que o grupo desistisse de escalar a montanha, pois haviam sérios risco de morte.

Em resumo, fortes nevascas e avalanches sempre adiaram o objetivo de Alex e toda a equipe. Enfim, um ano após espera e preparação para buscar esse sonho em melhores condições, o grupo de Txikon conquistou uma das montanhas mais imponentes e perigosas do mundo no último dia 6 de janeiro.

Alex Txikon um imortal das montanhas

“É um momento de orgulho para a fraternidade montanhista.” – disse a maior agência de escalada do Himalaia que acompanhou o processo de conquista do cume de Manaslu, Seven Summit Treks.

Foto: Erik /Unsplash

Foto: Erik /Unsplash

8.163 metros. Esta é altura em que o espanhol pisou, a oitava montanha mais alta do planeta. Alex Txikon entra para o livro dos imortais do esporte, tornando-se a pessoa que conquistou Manaslu numa expedição de inverno após 40 anos (1983).

Segundo pessoas próximas que acompanharam o grupo enquanto escalavam a montanha, tanto a subida quanto o regresso foram realizados com sucesso, sem grandes sustos. Diferente das condições em todo o ano de 2022.

Por fim, após a grande conquista, a maior agência de escalada do Himalaia, Seven Summit Treks, comemorou, pois de fato, foi um motivo de festa para toda a comunidade montanhista. Especialmente para Alex Txikon que se tornou imortal no dia 6 de janeiro de 2023. Um eterno conquistador de Manaslu.

Foto destaque: Divulgação/Alex Txikon

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.