Alex Honnold escala em um dia em estilo solo 3 vias de até 8a

O norte-americano Alex Honnold escalou em estilo solo 3 rotas de várias cordadas durante um único dia em Red Rock, EUA. De acordo com as informações divulgadas pela imprensa norte-americana foram as vias Cloud Tower, The Original Route e Levitation 29.

No total, foram necessárias um total de 11 horas para completar as 3 vias, as quais eram de várias enfiadas, consideradas das mais clássicas de Red Rock. Ao todo foram aproximadamente cerca de 1.000 metros de escalada.

De acordo com Alex Honnold, o segredo foi a escalada da Levitation 29: “Era meio-dia, em um dia extremamente quente, e meus pés estavam cozidos. Mas não teria sido fácil encontrar melhores condições, já que o resto das superfícies estão sempre na sombra e no frio, e eu não queria sentir meus dedos dormentes”.

A via Cloud Tower tem 6 enfiadas de até 5.12a norte-americano (8a brasileiro). Já a via The Original Route possui 14 enfiadas e tem dificuldade de até 5.12a norte-americano (8a brasileiro).

A via Levitation 29 possui 10 enfiadas e graduação cotada até 5.11c norte-americano (7c brasileiro).

Após completar as três vias, Alex Honnold declarou que “Aí mudei para outra via, Dogma, com a intenção de escala-la também, mas na quarta enfiada meus pés e dedos doíam muito, e como não estava gostando da subida, ‘desescalei’ e fui para casa”.

Red Rock fica no estado norte-americano de Nevada e nas proximidades da cidade de Las Vegas. O local possui alguns milhares de vias e geralmente possui clima quente e proporciona todo tipo de escalada. Possui desde vias esportivas curtas até grandes vias de 20 enfiadas.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.