Alex Honnold e Hazel Findlay fazem Primeira Ascensão do Ingmikortilaq

Composto por gnaisse de 3 milhões de anos, o Ingmikortilaq significa “o separado” em groenlandês. O monólito fica “no marco zero” da crise climática. A imponente parede se eleva diretamente do Nordvestfjord, na região de Scoresby Sound, no leste da Groenlândia. Este país coberto de gelo aparece com destaque nos noticiários climáticos por sua sensibilidade a um clima em mudança.

O Ingmikortilaq apresentou aos escaladores Alex Honnold e Hazel Findlay vários desafios: rocha solta, agarras se quebrando em suas mãos e superfícies lisas semelhantes a mármore que exigiam força de pressão de dedos extra para se segurar. Após uma batalha de 5 dias Honnold e Findlay chegaram ao topo de um dos penhascos não escalados mais imensos do planeta.

O resultado da conquista: o público têm um novo motivo para sintonizar a próxima série de Nat Geo: Alex Honnold e Hazel Findlay. Ainda sem data de estreia, está programada para ser disponibilizada no Disney+.

De frente para um cume 225 metros mais alto que El Capitan, a dupla escalou toda a via em escalada livre (sem uso de equipamento para escalada artificial). Embora os escaladores se sentissem empolgados em adicionar outra primeira ascensão de uma via significativa aos seus currículos, a jornada para a Groenlândia não foi apenas férias de escalada. Ao todo o Ingmikortilaq possui 1.143 metros de altura.

Também ofereceu uma oportunidade crucial para medir os efeitos das mudanças climáticas na paisagem de rápido derretimento da Groenlândia. Na expedição, Alex também foi acompanhado pela Dra. Heïdi Sevestre, um glaciologista que trabalha com o Programa de Monitoramento e Avaliação do Ártico, e Adam Mike Kjeldsen, um guia groenlandês.

Com a ajuda de Honnold, a equipe de pesquisa obteve informações vitais e insights cruciais sobre como o gelo polar derrete.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.