Akiyo Noguchi: Por que a lenda japonesa da escalada está se aposentando?

Akiyo Noguchi anunciou a aposentadoria das competições após os jogos olímpicos de Tóquio 2020. Quem acompanha as competições de escalada, especialmente por quem faz a cobertura há 15 anos como a Revista Blog de Escalada, já deve ter escutado, ou lido, o nome de Noguchi ao menos uma vez.

A atleta é uma dos melhores escaladoras de competição do Japão e uma lenda no mundo da escalada de competição. Akiyo Noguchi está na cena competitiva há quase 20 anos e literalmente precisaria de várias caixas de troféus para guardar todas as suas medalhas e prêmios conquistados durante sua carreira.

Fosse possível resumir em uma palavra como é o seu estilo de escalada, a palavra seria “elegante”. Embora o bouldering moderno possa ser um esporte muito físico, Noguchi se destacou em fazer escalar linhas de boulder incrivelmente difíceis parecerem fáceis.

A principal força de Akiyo Noguchi é sua habilidade de descobrir a maneira correta de resolver a sequencia de movimentos da linha de boulder. Akiyo leva seu tempo e usa sua incrível flexibilidade para ajustar os movimentos e tomar o caminho de menor resistência.

Prestígio de Akiyo Noguchi

Akiyo Noguchi

Atualmente Akiyo Noguchi tem 32 anos, tendo nascido no dia 30 de maio de 1989 tem 165 cm de altura e 49 quilos. Como resultado de sua intensa dedicação ao esporte, ela é um modelo para os jovens escaladores aspirantes e uma figura de destaque da equipe nacional de escalada do Japão.

Companheiros de equipe mais jovens, como Ai Mori, Miho Nonaka, Futaba Ito, Sohta Amagasa e mais, todos citam Akiyo como inspiração. “Não consigo imaginar um torneio sem Akiyo Noguchi”, disse Futaba Ito. Muito disso vem de seus anos de experiência e uma dedicação à escalada quase todos os dias.

Seus prêmios de destaque incluem oito primeiros lugar em bouldering e combinado nas Copas do Mundo de Escalada do IFSC, nove anos consecutivos ganhando a Climbing Japan Cup, além de sete pódios no Campeonato Mundial de Escalada.

Como resultado, Akiyo Noguchi já apareceu nas páginas de revistas como a revista mensal sobre moda GQ e da revista japonesa de saúde e fitness Tarzan, e tem mais de 133 mil seguidores no Instagram. Ela também é uma das estrelas do videogame oficial Tokyo 2020 e participou do primeiro episódio do anime Climbing Iwa Kakeru.

Ela é patrocinada por The North Face, La Sportiva, Petzl e já fez campanha Chanel e outras marcas conhecidas. Akiyo Noguchi também é conhecida como Noguchi Akiyo, já que o Japão troca a ordem de família e nomes pessoais de como o Brasil e grande parte dos países da Europa costumam fazer.

Da fazenda para a escalada

Akiyo Noguchi

Akiyo Noguchi foi criada em uma fazenda em Ryugasaki-shi, que fica apenas uma hora, ou mais, ao norte de Tóquio, na prefeitura de Ibaraki. Em 1º de julho de 2020, a cidade tinha uma população estimada de 76.218 pessoas.

Originalmente, o negócio da família Noguchi era a pecuária leiteira. Como seu pai administrava a fazenda, havia um celeiro nas dependências da casa, por isso muitas vacas fizeram parte da infância de Akiyo. Às vezes ela ajudava na ordenha, escorregava nas patas das vacas e seus irmãos corriam atrás e brincavam.

Lá Akiyo subia em árvores e no telhado do estábulo de gado, sendo uma criança constantemente ativa de acordo com seu pai. Quando ela tinha 11 anos, sua família fez uma viagem para Guam (um território insular dos EUA) que fica no extremo sul do Japão.

Akiyo Noguchi

Lá Noguchi encontrou um fliperama com uma pequena parede de escalada artificial e um aparelho de autobelay. Este encontro casual em 2000 a levaria a se interessar pelo esporte. Voltando para casa, sua família começou a levá-la a uma pequena academia de escalada local, onde começaria a treinar.

Em apenas um ano após começar a escalar, venceu o All Japan Youth e, após entrar no colégio, começou a se destacar nas competições nacionais. Em 2005, quando entrou no ensino médio, ganhou a primeira Bouldering Japan Cup quando tinha 16 anos. Mais tarde, ela estabeleceu a nona vitória consecutiva neste torneio.

Após os primeiros resultados em composições Juvenis e mostrando grande entusiasmo, seu pai construiu para ela uma pequena parede de treinamento em um celeiro, onde ainda existe até hoje. Em 2007, começou a competir nas etapas da Copas do Mundo de Bouldering, chegando ao pódio três vezes.

Akiyo Noguchi

Em 2009, venceu a Copa do Mundo de Bouldering, sobre a campeã do ano anterior Anna Stöhr. Noguchi repetiu a façanha e tornou-se campeã em 2010, 2014 e 2015.

Há uma grande chance de Akiyo Noguchi ganhar uma medalha por seu país nos jogos de Tóquio em 2021. As linhas de boulder faz parte do que ela tem de melhor: flexibilidade e visualização de movimentos. Se ela pode se sair bem em vias guiadas. Somente na escalada de Velocidade, provavelmente, será a sua pior colocação.

O treinamento de Akiyo Noguchi

Akiyo Noguchi

Como grande parte da equipe de escalada japonesa, o treinamento de Akiyo Noguchi envolve uma grande quantidade de escalada. O foco é obter o máximo de experiência possível e treinar os músculos e tendões fazendo o trabalho em vez de exercícios de fingerboard.

O alongamento e o aquecimento são muito importantes como parte da sua rotina diária de Akiyo . Ser capaz de escalar tanto tempo sem lesões significa estar em ótimas condições o ano todo.

Akiyo Noguchi

Para uma carreira intensa, Akiyo muito raramente teve qualquer tipo de lesão, tendo uma única lesão em 20 anos de vida competitiva. Isso é muita sorte, mas também devido a um regime de treinamento rigoroso que se concentra em escalar primeiro. A equipe japonesa não costuma trabalhar muito com o fingerboard ou no campus e parece funcionar bem.

Em termos de dieta, novamente, não é nada complicado ou específico. Alta qualidade e foco em proteínas é o objetivo de Noguchi. Ela disse que sua refeição favorita é carne grelhada no estilo tradicional de grelha compartilhada japonesa.

Sua comida favorita é um pacote de arroz simples para micro-ondas e com muita carne orgânica.

A aposentadoria de Akiyo Noguchi

Akiyo Noguchi

Há aproximadamente duas semanas, Akiyo Noguchi anunciou sua aposentadoria das competições de escalada. Desde 2016, quando escalada esportiva foi anunciada para Tóquio em 2021, Akiyo tomou uma decisão pessoal para se qualificar e fazer desse seu último evento profissional .

No período 2016/2017, a atleta afirmou em entrevistas que lutou para se manter motivada e competindo com a nova geração. Isso porque, mesmo com 32 anos de idade, Akiyo Noguchi é uma dos escaladoras mais velhas no circuito de competição do IFSC.

É preciso muita dedicação para viajar e treinar basicamente durante todo o ano, bem como lidar com lesões e a possibilidade de alguma sequela a longo prazo decorrentes de um grande impacto durante seus treinamentos.

O fato é que Akiyo Noguchi se aposentará como um dos maiores nomes de todos os tempos, com um histórico sólido e incontestável. A seleção japonesa cresceu junto com ela e seguramente Noguchi terá um lugar como treinadora ou até mesmo no seu próprio time de jovens talentos.

Akiyo diz que o anúncio da aposentadoria foi apenas uma “mudança para produzir resultados”. A partir de 2021, não seria surpresa para ninguém se Akiyo focasse em viagens internacionais e boulder na rocha.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.