Agência Mundial Antidoping exclui Rússia de Olimpíadas e Mundiais: Vaga na escalada fica aberta

A Agência Mundial Antidoping (World Anti-Doping Agency – WADA) decidiu excluir a Rússia de grandes competições esportivas durante quatro anos. O motivo alegado pela WADA foi a falsificação de dados dos controles entregues à entidade nos últimos anos.

Dessa maneira, a Rússia não poderá enviar representantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e de Inverno de Pequim 2022. Além disso, também está excluída dos Mundiais de todas as modalidades olímpicas. A Rússia também não poderá organizar disputas em nível mundial em seu território.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Iuliia Kaplina (@iuliiakaplina) em

A decisão afeta diretamente a escalada e os atletas classificados no Campeonato Mundial, realizado no Japão, e Torneio Seletivo Olímpico, realizado em Toulouse. Diretamente, a atleta Iuliia Kaplina está estaria desclassificada, abrindo uma vaga para as mulheres.

Entretanto, a medida possui abrandamentos. A Rússia ainda pode recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte. Além disso, como deve ser o caso de Iulia Kaplina, os atletas russos que passarem por testes antidoping, poderão competir sob bandeira neutra nos Jogos Olímpicos do Japão.

O anúncio foi feito por um porta-voz da WADA depois de uma reunião do comitê executivo nesta segunda-feira em Lausanne, França. A votação foi unânime e decidiu pela suspensão dos russos. O COI ainda não se pronunciou sobre a decisão da WADA. O IFSC esperará a resposta do COI para determinar quem irá herdar a vaga de Kaplina.

E agora?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Times Now (@timesnow) em

A situação da atleta Iulia Kaplina é delicada e não deve ser como definitiva. A escaladora russa “banida” das Olimpíadas, até momento, é a única de seu país que se classificou. Iuliia é uma especialista em escalada de velocidade e estabeleceu recordes mundiais, conquistando medalhas em todas as Copas do Mundo de Escalada desde 2013.

Se os escaladores russos, tido como proibidos, poderão competir depende essencialmente de WADA e do regime de testes que será posto em prática. Haverá alguns protestos de outras federações, assim como várias manobras jurídicas.

O próximo evento em que os russos poderiam competir é justamente o Campeonato Europeu em Moscou 2020, que selecionaria mais um atleta para as Olimpíadas. Os convidados para este evento não foram divulgados. Portanto, até mesmo a etapa ser realizada na Rússia está sob risco de cancelamento e cabe ao IFSC encontrar um outro local de realização.

A Agência Russa de Antidopagem RUSSADA ainda pode recorrer dessa proibição nos próximos 21 dias para ajudar os escaladores russos a serem banidos ou encontrar uma maneira diferente de aplicar a proibição.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.