Agarras para muro de escalada de madeira: Veja como é o processo construtivo

O principal componente de agarras de escalada, como muitos já devem saber, é uma resina de poliuretano. O poliuretano é mais leve, flexível e menos propenso a ser quebradiço que o poliéster (primeiro material usado para agarras de escalada). O processo é feito a partir de molde, que são preenchidos com a resina. Estes moldes, caso a empresa que fabrique queira priorizar a qualidade, são originários a partir de um molde feito por um designer (designado como shaper).

A textura mais áspera de uma agarra de escalada é conseguida pela própria textura desta espuma expandida que é usada para que o shaper faça o formato desejado. Cada fabricante adota uma textura diferente para que esta torne a sua assinatura.

Os principais fabricantes levam em consideração a ergonomia, portanto o processo de criar estes formatos não são simples. Esta é a principal diferença entre um fabricante respeitado e reconhecido pelo mercado, de outros fabricantes “alternativos”. Entretanto alguns ainda preferem os mesmos materiais que eram utilizados outrora, como por exemplo agarras feitas de madeira.

Mais estilosas, mas muito mais caras, as agarras de madeira são consideradas verdadeiras relíquias nos dias de hoje. O canal de youtube Natural Progression foi atrás de um dos poucos fabricantes de agarras de escalada de madeira do mundo, para mostrar todo o processo artesanal e mostrando porque este tipo de agarra é tão cara. O vídeo pode ser assistido no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.