Agarras de escalada e ergonomia: Quais as recomendações para evitar lesões?

O pesadelo de qualquer atleta, seja ele amador ou profissional, é lesionar-se e ser obrigado a afastar-se do esporte que pratica. A escalada, assim como qualquer modalidade esportiva, exige muito de determinadas partes do corpo do praticante.

As lesões na escalada podem ser agudas ou por sobreuso. Analisando as lesões mais comuns em escaladores é possível compreender que há uma incidência considerável nos tendões das mãos. Escaladores que não se preocupam com a qualidade e ergonomia de agarras de escalada são as principais vitimas.

Embora possa parecer preciosismo, é de vital importância para qualquer praticante de escalada saber a origem das agarras de escalada de onde treina, assim como quais profissionais trabalharam no desenvolvimento dela. Alguém que desconsidera trabalhos de profissionais especializados, que tiveram aulas de design, ergonomia e biomecânica, está investindo em uma potencial lesão.

O que é ergonomia?

Respondendo de maneira objetiva, a ergonomia é a ciência que estuda o ambiente em que ser humano desenvolve o seu trabalho, analisando os objetos, máquinas e instrumentos de que ele necessita. Com o aumento de estudos sobre aplicações da ergonomia tornou-se possível aplicar esse conceito ao esporte com os objetivos de evitar lesões e melhorar o rendimento dos atletas.

Um outro aspecto que ajudou a melhorar o rendimento dos atletas é a evolução de tecnologias. Somente para citar um exemplo, há pouco mais de 10 anos era impossível um pequeno escritório de design possuir uma impressora 3D. Desenvolvida na década de 1980 para atender a demanda de prototipagem rápida, hoje podem ser encontradas custando a partir de R$ 2.500.

A impressão 3D permite criar um objeto físico com rapidez e precisão a partir de um modelo digital modelado no computador. Portanto, qualquer pessoa que deseje fabricar um material esportivo, pode modelá-lo em um software e transforma-lo em realidade.

O livro “Ergonomia no esporte e na atividade física: otimização do desempenho e da segurança” aborda os conceitos mais importantes da ergonomia, como biomecânica, fisiologia e psicologia.

Os estudos de ergonomia são os que influenciam na evolução de equipamentos esportivos e na evolução da performance. A quebra de recordes e conquista de títulos, especialmente em esportes, está diretamente ligada às pesquisas e aplicações de ergonomia.

Por isso mesmo que o trabalho de um profissional especializado, devidamente formado, é importante até mesmo para a saúde e integridade de um esportista.

O que é biomecânica

A biofísica é uma ciência que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. A biomecânica é uma parte da biofísica que estuda a mecânica dos organismos vivos. Em resumo, é uma disciplina que estuda e faz análises físicas de movimentos do corpo humano.

Portanto, a melhoria de técnicas de movimento e prevenção de lesões através de conhecimentos científicos. Portanto, a biomecânica não é um conhecimento que se adquire com base no empirismo (quando o conhecimento provém unicamente da experiência), mas a partir de muita análise e estudo.

A biomecânica estuda diferentes áreas relacionadas ao movimento do ser humano e animais, incluindo:

  • Funcionamento de músculos, tendões, ligamentos, cartilagens e ossos
  • Cargas e sobrecargas de estruturas específicas
  • Fatores que influenciam a performance

Agarras de escalada e ergonomia

A escalada como esporte, não possui uma regulamentação. Grande parte dos equipamentos utilizados por escaladores do mundo inteiro é certificada pela UIAA. Porém a entidade máxima de montanhismo não regula nenhum equipamento típico de academias e ginásios de escalada.

Os principais campeonatos de escalada esportiva no mundo são organizados pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC). A entidade, assim como todas as outras de outros esportes, procura certificar determinados fabricantes.

Esta certificação não é apenas uma formalidade para beneficiar determinada empresa. Para certificar-se, a empresa deve demonstrar seus estudos específicos de ergonomia e biomecânica. O motivo é simples: é desinteressante para qualquer federação que grande parte dos praticantes se lesione.

Isso diminuiria o número de praticantes e, consequentemente, o crescimento e sustentabilidade do esporte. Por este motivo que, ao menos nos campeonatos, as agarras de escalada são utilizadas de determinadas empresas.

Prototipagem de agarras de escalada

O processo de fabricar uma agarra de escalada é muito parecido com o processo de prototipagem na engenharia mecânica e no desenho industrial. Tudo começa com blocos de espuma (geralmente de poliuretano de alta densidade) que, pouco a pouco, vão sendo modelados para chegar o mais próximo possível da futura forma.

Os modelos de espuma podem revelar falhas ergonômicas no design que não podem ser detectadas no computador, além de fornecer uma visualização realista da escala. Uma outra abordagem muito utilizada por designers é a modelagem com argila (massa clay), mas esta modelagem não permite uma boa utilização de aplicação de textura.

O trabalho de um shaper, profissional que desenvolve uma agarra de escalada, é parecido com o de um escultor.

Para a modelagem é necessário muitas ferramentas: para esculpir geralmente usa-se um bisturi, o acabamento é feito com lixa para remover cada imperfeição e obter uma superfície lisa. Todos os detalhes são importantes: prever o ângulo que levará os dedos do escalador quando segurar, etc.

Porém este é apenas o primeiro passo dentro do desenvolvimento de uma agarra de escalada. Infelizmente alguns entusiastas, porém fabricantes amadores, acreditam que este processo é o único, quando ele é apenas o primeiro passo.

Há ainda o processo de teste de usuário e análise de impacto de empunhadura e outros conceitos de ergonomia.

Um modelo de espuma pode ser feito à mão a partir de um esboço ou usinado CNC a partir de dados oriundos do modelo modelado no computador.

A textura das agarras de escalada

A sensação de tato ao segurar uma agarra de escalada é mais importante do que um simples grau de “conforto” ao escalar. A aderência adequada evita lesões, uma vez que as lesões mais frequentes na escalada são na pele, especialmente para as pessoas que começaram a escalar.

A textura de uma agarra de escalada é fundamental para o conforto. Muita textura, e a agarra torna-se excessivamente abrasiva, “comendo” a pele do escalador. Agarras com excesso de abrasão, que torna difícil o treinamento contínuo de escaladores, é o erro mais comum em agarras com baixa qualidade.

O inverso também acontece, pois pouca textura na superfície torna difícil para um escalador segurar. Acredita-se que a textura próxima do ideal seja uma que imite a superfície de uma pedra-pomes.

Uma agarra com uma forma aparentemente não agressiva para as mãos pode resultar em ferimentos se houver um deslocamento dos dedos em tensão pelo aperto (provável lesão articular ou muscular) ou se houver alta fricção e geração de calor causada pelo deslocamento dos dedos pela aderência (lesão de pele).

Como evitar as lesões descritas acima? Com a aderência adequada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.