Agarras Cavadas

Desde que voltei da Espanha ano passado, comecei a peneirar mais os posts colocados aqui no blog(seja aqui ou no endereço antigo). Por peneirar entendam que somente decido colocar alguma notícia importante, postar algo relevanto do meu ponto de vista, e nunca me deixar inflamar por conta de alguma discussão infundada e sem valor nenhum. Mesmo que ficasse com os dedos coçando.

Uma discussão que causou comoção no pequeno (e por vezes medíocre) mundinho da escalada foi a de se “cavar” ou não uma “agarra” na rocha. Para quem é leigo no assunto trata-se de se cavar um buraco na rocha. Atitude ridícula, ignóbil e nem digna de comentário. Afinal com absoluta certeza o mesmo cretino que tem esta idéia, deve ser o mesmo que defeca nas trilhas e acha bonito desrespeitar toda e qualquer lei em todos lugares que visita. Com absoluta certeza, são estes partidarios de idéias tão bisonhas como o de cavar uma agarra que causam dor de cabeça a quem escala.

Eu mesmo proponho que estes sem-noção da escalada, que provavelmente já tem a vida mole e acham que não fazem parte da sociedade, teimam em sempre dar uma de espertinho em tudo serem boicotados e até mesmo banidos da escalada.

Como assim? Que seja chamada a atenção do animal que executar tal fato de maneira assintosa e que todo o grupo presente, ou até mesmo a comunidade local, confisque seu material de escalada. É o mínimo para uma pessoa que ainda tem a cabeça tão minúscula. Penalidades simbólicas de nada adiantam a quem veio ao mundo para acabar com ele.

Tal ato e filosofia (de “cavar agarras”) prova que é com opiniões assim que pessoas que fazem parte da escalada brasileira, e que ficam a deixar mensagens defendendo os atos em todas as listas de discussão apenas para inflamar a quem leva a escalada a sério. São os agitadores sem noção e sem maturidade. Atitude de moleque mesmo.

Aproveito e afirmo que um tema deste nem há discussão, pois é tão bizarro discutir se temos ou não de pagar nossas dívidas. Reafirmo também que tal pensamento é compartilhado com quem tem esterco fresco no lugar do cérebro. Idiotas assim pensa e acredita que somente seu umbigo importa. Compromisso com o próximo, com a natureza com a sociedade não existe.

Palavras como MORAL e ÉTICA foram deturpardas e deterioradas na mente de um puzilânime que acha natural “cavar uma agarra”.

Não conheço pessoalmente o escalador Ralf Cortês, porém hoje foi deixada uma mensagem tanto em sites como na lista da FEMERJ. A sua reação é muito parecida com a minha (e até mais elegante), e deixo aqui o que foi escrito. Faço minhas as suas palavras.

Depois de acompanhar um fórum alarmante no site www.escaladabrasil.com sobre vias cavadas, de ouvir escaladores aqui no Abrigo do Elefante a favor de cavar agarras com o argumento do “bom-senso” e de ler uma entrevista interessante com Chris Sharma, resolvi chamar atenção sobre esse assunto ultra-polêmico.

Em 92 tive em várias escolas de escalada na Espanha, e em algumas realmente vi muita agarra cavada, mas já naquela época os próprios espanhóis achavam uma coisa esquisita…

Esse mês veio a Rock’n Ice no 176 de fotografias com uma pequena entrevista com Chris Sharma, considerado um dos melhores escaladores esportivos da atualidade, hoje morando na Espanha, abrindo e encadeando junto com Daniel Andrada diversas vias extremas completamente naturais, em nova escola no sul do país.

O entrevistador pergunta o seguinte:

“Todas essas vias são naturais? A impressão que muitos americanos têm das falésias espanholas é de que elas são em sua maioria cavadas.”

Sharma:

“Não há vias cavadas na Catalunya. O comportamento mudou definitivamente, e cavar não é legal. Parece ser algo do passado, não somente para os americanos, mas para os escaladores espanhóis também. Internacionalmente, as vias cavadas dos anos 90 parecem ter sido uma fase necessária para a escalada. Eu não sei exatamente porque precisou ser assim… talvez somente para sabermos como não é bom. Hoje em dia, as pegas naturais na rocha inspiram as pessoas.”

Fala-se muito em “bom-senso”, mas, pra mim, só de pensar em cavar agarras, estamos perdendo o bom-senso. Se na Espanha ainda estão encontrando falésias virgens, imagine o que tem de natural pra explorar aqui no Brasil. Será que não estão confundindo escalada esportiva com malhação?

A garotada nova tem que pensar duas vezes, porque muitos escalaram nível alto durante 2 anos e abandonaram o esporte na sequência… hoje, sei que isto não é tempo > suficiente pra conhecer nem 5% do significado desta atividade… se um cara desses cava agarras pra viabilizar a escalada, ao invés de procurar lances mais factíveis (existem milhares), está, além de destruindo a pedra, detonando nossa cultura de escalada, com pouquíssimas agarras cavadas.

Enriqueçam seus objetivos ao invés de cavá-los! Não se acomodem…
E como Dave Graham disse uma vez em entrevista: “é eliminar o futuro”.
Existem ótimas idéias para importarmos, mas parece que o brasileiro continua gostando de importar sucata.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.