Adidas irá construir novas paredes de escalada para introduzir a escalada para 100.000 crianças

A Adidas Outdoors (braço da empresa que explora o mercado outdoor) anunciou no dia de ontem que está se unindo à 1Climb, uma organização sem fins lucrativos dedicada a introduzir crianças à escalada, para construir 10 novas paredes de escalada nos EUA. O objetivo é tornar o esporte mais acessível para mais de 100.000 crianças, com a esperança de inspirar a próxima geração de escaladores.

Inicialmente serão construídas novas paredes de escalada em dez Boys and Girls Clubs (organização norte-americana que “inspira e capacita” jovens carentes através de vários programas nos EUA) localizados em Nova York, Chicago e Los Angeles. A Adidas Outdoor não atua no Brasil.

A ONG 1Climb é uma organização que foi co-fundada pelo escalador norte-americano Kevin Jorgeson. Jorgeson sabe o importante papel que a escalada tem desempenhado em sua vida e espera que possa provocar o mesmo impacto nas crianças de hoje. Ao iniciar a ONG, seu objetivo principal foi apresentar o esporte a mais de 100.000 crianças.

De acordo com o site do 1Climb, a iniciativa já impactou mais de 8.400 pessoas.

O número está um pouco longe do objetivo principal, mas agora contando com a parceria com a Adidas Outdoor, Jorgeson terá uma ajuda gigantesca. A empresa prometeu construir 10 paredes de escalada. Se tudo correr conforme o planejado, as quatro primeiras paredes de escalada serão construídas até o final de 2019.

As seis restantes estão programadas para serem concluídas no ano que vem, expandindo o alcance do 1Climb. Os esforços da organização vão além de apenas criar muros de escalada dentro dos Boys and Girls Clubs. A ONG também facilita e promove relacionamentos com academias de escaladas locais, que não apenas fornecem instrução e incentivo, mas também orientação a crianças que querem escalar.

Jorgeson anunciou a parceria em comunicado à imprensa, afirmando que “a escalada permitiu a vida dos meus sonhos e tudo começou com uma visita a uma academia de escalada quando tinha 9 anos”. Desde então, Kevin passou a escalar por todo o mundo. No ano de 2015 realizou a primeira ascensão da via “Dawn Wall” com Tommy Caldwell.

A histórica ascensão foi considerada dos feitos da escalada mais importante da década, tendo sido documentada em um filme de mesmo nome.

O filme foi exibido com exclusividade pela Freeman Outdoors no Brasil e México. Somente no Brasil, mais de 2.000 pessoas lotaram cinemas de São Paulo-SP, Curitiba-PR, Lagoa Santa-MG e Rio de Janeiro-RJ. A exibição marcou também a volta dos filmes outdoor aos cinemas do Brasil e a promessa de exibição de obras do gênero fora do eixo Rio-São Paulo. Atualmente o filme Dawn Wall está disponível no Netflix.

Kevin Jorgeson afirmou ainda que “senti que as oportunidades para as crianças descobrirem que escalar eram bem pequenas. Agora, em vez de esperar que a próxima geração encontre a escalada, trazemos o esporte outdoor diretamente para o local onde eles frequentam na cidade. A escalada tem a capacidade de mudar a trajetória da vida de uma criança”.

A iniciativa da Adidas Outdoor não é uma novidade e corresponde ao investimento feito em 2018 pela The North Face e noticiado com exclusividade para a América do Sul à época. O projeto batizado de “Walls Are Made for Climbing” alocou US$ 1 milhão para construir muros de escalada na modalidade de boulder em vários parques urbanos das cidades norte-americanas de Atlanta, Chicago, Denver e Nova York. As instalações do 1Climb estarão concluídas até 2020 e se juntarão a outras três que a instituição já construiu nas cidades de Saint Louis, Los Angeles e Sonoma.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.