Um dos modelos mais consagrados de sapatilhas de escalada da marca italiana La Sportiva é a Miura. Lançada em 1997 foi reconhecidamente desde então como um marco da escalada moderna com características e performances únicas. Seu rendimento em vias de grande dificuldade fez com que vários atletas de elite optassem por adotar o modelo.
A fábrica italiana, que possui uma política rígida de somente produzir e projetar seus modelos em Trentino (região da Itália), convidou o escalador tcheco Adam Ondra para participar da releitura do modelo nas comemorações do aniversário de 20 anos do modelo. Ondra já vinha participando do projeto muito antes, pois em 2012 ele usou um protótipo da nova Miura.
O novo modelo, batizado de Miura XX, é, segundo os fabricantes, mais durável e possui incorporado o sistema anti-deformação P3 System, que em outras palavras, conserva por muito mais tempo o arco côncavo da sapatilha por muito mais tempo, mesmo quando ressolada. A La Sportiva anunciou que o novo modelo será produzido apenas este ano e, portanto, será um produto com tiragem limitada.
A empresa divulgou no início da semana um vídeo com Ondra apresentando o modelo e falando sobre as inovações e modificações da nova sapatilha de escalada.
A Revista Blog de Escalada anunciou, com exclusividade para a América do Sul, o redesenho do modelo quando anunciado durante a ISPO 2016.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.