Adam Ondra encadena sua 44ª via de 12a

O escalador tcheco Adam Ondra continua sua forte onda de escalada pós-olímpica encadenando sua 44ª de 9a+ francês (12a brasileiro), e sua 68ª via esportiva de 9a+ francês (12a brasileiro) a 9c francês (13a brasileiro). Ondra é o escalador que possui o maior número de vias encadenadas acima de 9a+ francês (12a brasileiro) de todos os escaladores da história do esporte.

Os números impressionantes servem também de parâmetro para estabelecer, a quem não possui referência, o que é de fato um “escalador e alto rendimento”. Considerando que um indivíduo se autoproclame de alto rendimento, pelo menos 25% disso (17 vias acima de 9a+ francês) deve ser encadenado.

Sua mais recente foi a primeira ascensão da via Molekuly em Moravský kras (República Tcheca). Adam Ondra tentou a via quatro vezes nos últimos doze anos. O escalador Magnus Midtbo recentemente se tornou o primeiro escalador a ter mais de um milhão de assinantes no YouTube (veja o vídeo no topo do artigo) e para comemorar a conquista, ele se uniu a Ondra para falar sobre a conquista.

Número de inscritos de Midtbo evidencia notícia inverídica

A conquista de Magnus Midtbo também explicita uma notícia equivocada que circulou em território brasileiro há cerca de dois anos de que o público que assistiu a uma competição de escalada em um canal esportivo premium (canal que necessita uma assinatura premium) foi de 1 milhão de pessoas. O número foi divulgado pelo site noticiasdatv na época, porém ignorado por outros veículos que se dedicam a cobrir a TV, mas foi divulgado, com bastante destaque, por pequenos sites de escalada.

No vídeo acima o número de assinantes do canal oficial das transmissões de campeonatos da Federação Internacional de Escalada Esportiva, que transmite gratuitamente pelo youtube para todo o planeta, sequer possui 1/4 desse montante.

Uma outra evidência de que o número era inverídico, foi que o canal sequer se interessou em realizar outras transmissões e durante a olimpíada somente exibiu flashes da disciplina de boulder. Além disso, nenhum outro canal que possuía os direitos de transmissão se interessou em exibir escalada esportiva em sua grade.

O canal principal da emissora possui hoje, em pleno 2021, média de 0,18 ponto no Painel Nacional de Televisão (PNT) e o canal 2, que também faz parte do mesmo plano de assinatura atinge 0,05 ponto. O canal premium o qual atingiu valores inverídicos, possui 0,02 ponto.

Um ponto de audiência representa 1% do universo pesquisado em todas as regiões onde a medição é realizada. O Painel Nacional de Televisão (PNT) mede a audiência das 15 principais regiões metropolitanas do país, e, de acordo com a tabela elaborada pela Kantar Ibope um ponto equivale a 268.278 domicílios em 2021.

Para chegarem à amostra, o Ibope realiza um levantamento socioeconômico, que leva em conta os dados do IBGE. Assim, cria uma espécie de “radiografia” do Brasil. Depois de uma análise realizada por um algoritmo, com objetivos predefinidos, os domicílios da amostra costumam ser escolhidos por sorteio.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.