“Action Directe” 30 anos depois: Por que a ascensão dessa via é tão importante?

Num dia como hoje, há 30 anos, um escalador alemão chamado Wofgang Güllich encadenou a via Action Directe, inaugurando a graduação 9a francês (11c brasileiro), mudando a história da escalada esportiva para sempre. Até os dias de hoje a via é sinônimo de escalada esportiva de máxima dificuldade.

Güllich treinou especificamente para escalá-la por anos, até que em 14 de setembro de 1991, encadenou o primeiro nono grau francês do mundo. A via estabeleceu novos padrões na escalada esportiva.

Naquele sábado, em meados de setembro de 1991, Wolfgang Güllich tinha 30 anos e os 70 segundos necessários para executar os movimentos com perfeição foram o ápice de uma vida dedicada a escalar e explorar o impossível vertical. A escalada marcou o ápice absoluto do que poderia ser feito no início dos anos 1990.

Mas como surgiu essa via? O que levou Güllich a quebrar mais uma nova barreira e abrir caminho para a história do esporte?

Wofgang Güllich?

Action Directe

Nascido em Ludwigshafen, Alemanha, em 24 de outubro de 1960, Wolfgang Güllich começou a escalar em Südpfalz aos treze anos e logo toda sua vida girava em torno desse esporte. Dotado de capacidades físicas e mentais acima da média, rapidamente ganhou destaque repetindo as vias mais difíceis da região que costumava frequentar.

Quando o alemão se dedicava à escalada, seu país estava dividido em dois, naquilo que é conhecido como ‘Cortina de Ferro’, expressão criada pelo escritor russo Vassili Rozano e usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental (controlada pela União Soviética) e a Europa Ocidental como áreas de influência político econômica distintas

As suas viagens de escalada para Elbsandsteingebirge, montanhas de arenito do Elba localizadas atrás da então Cortina de Ferro, e governada pelos comunistas, formou seu caráter e seu estilo de escalada. Suas viagens aos EUA também.

Action Directe

No final dos anos 1970, Güllich conheceu o também alemão Kurt Albert, que em 1975 introduziu a filosofia “rotpunkt” que hoje é reconhecida como a base da escalada esportiva mundial. Albert e Güllich viveram juntos em Frankenjura por 11 anos e formaram uma parceria inseparável e extremamente poderosa de escalada.

A parceria ficou tão famosa que em 1984 o governo alemão reconheceu seus serviços para a escalada, concedendo-os, junto de Sepp Gschwendtner (um dos pioneiros da escalada esportiva moderna na Alemanha), com prêmio Silberne Lorbeerblatt (folha de prata), a maior distinção esportiva concedida pelo Governo da Alemanha.

Para que se tenha uma ideia, o Silberne Lorbeerblatt é concedido a atletas e equipes de caráter exemplar que já conquistaram medalhas em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e importantes títulos internacionais como a Copa do Mundo de futebol. Para ser homenageado com o prêmio, um atleta ou uma equipe deve ser nomeada pelo presidente da Confederação Alemã de Esportes Olímpicos ao Presidente da Alemanha.

Wofgang Güllich passou a década escalando fortemente em todo o mundo, provando seu valor e subindo o nível de excelência de escalada esportiva em três ocasiões distintas:

A hegemonia de Gullich foi quebrada apenas uma vez, quando o britânico Ben Moon entrou em um novo grau de dificuldade em 1990 com seu Hubble em Raven’s Tor: 8c+ francês (11b brasileiro).

Action Directe

Embora as gerações mais jovens conheçam Güllich por causa da Action Directe, sua escalada representou muito mais do que simples inspiração. O sucesso de Güllich na Action Directe em 1991 resultou na evolução e redefinição que até hoje determina a procura da escalada difícil em todo o mundo.

Sua sede por territórios desconhecidos não se resumia somente a falésias, e durante o final dos anos 1980, oo levou buscar algo em alta montanha quando em 1988, por exemplo, viajou para Karakoram, no Paquistão, onde, junto com Kurt Albert, Bernd Arnold, Martin Leinauer, Hartmut Münchenbach e Martin Schwiersch, fez a ascensão subida em estilo livre da Trango Nameless Tower através da via iugoslava. Apenas um ano depois Güllich acrescentou um marco absoluto à escalada em alta montanha quando, com Kurt Albert, Christof Stiegler e Milan Sykora, fez a primeira escalada do Eternal Flame até a Trango Nameless Tower.

No início de 1991, (o mesmo ano de sua cadena na Action Directe), viajou para Torres del Paine na Patagônia chilena e junto com Kurt Albert, Bernd Arnold, Norbert Bätz e Peter Dittrich fez a primeira escalada da Riders on the Storm.

Quando Campus Board foi criado?

Action Directe

A força muscular de Wofgang Güllich era incomparável, mas embora ele mesmo afirmasse que o “músculo mais importante do corpo é o cérebro”, o alemão também que para dar um passo significativo à frente, seu treinamento, que já era rigoroso. teria de passar por uma mudança marcante. A chave seria focar nos requisitos específicos de cada via individualmente.

Foi nessa época que criou-se o conceito e a filosofia de treinamento dedicado de escaladores esportivos para determinadas vias de escalada. Foi assim que em 1988 Güllich ajudou a desenvolver o que hoje é conhecido como Campus Board.

Como o instrumento ficava em sua academia de escalada, que chamava Campus Center, foi logo batizado de “Campus Board”. O aparelho hoje é encontrado em praticamente todas as academias de escalada em todo o mundo e a invenção dessa ferramenta de treinamento acabaria se revelando fundamental escaladores esportivos.

Milan Sykora, o criador da via Action Directe

Action Directe

Wolfgang Güllich voltou de Torres del Paine muito motivado e mesmo depois de meses de intenso treinamento e sentindo estar mais forte do que nunca, não tinha um projeto para canalizar a sua motivação. Foi quando, o amigo Milan Sykora veio falar com ele.

Sykora disse a Güllich que se projeto de via, o qual estava escondido nas florestas de Frankenjura, que consistia de um negativo em 45° na falésia de Waldkopf. Embora algumas outras vias à direita já tenham sido encadenadas, o negativo de cair o queixo permanecia virgem e sem nenhuma ascensão.

Action Directe

Milan Sykora era, na época, um dos melhores escaladores da Alemanha e sua nova visão de via resultou em inúmeras tentativas e generosamente ‘ofereceu’ o projeto a Güllich, que prontamente se apaixonou pelo desafio. A beleza do negativo fez Güllich assumir o compromisso de encadenar a via, fazendo com que as incertezas iniciais logo foram postas de lado e, depois de apenas 11 dias trabalhando na via, a escalada fluiu perfeitamente na sequência para reivindicar a primeira cadena.

Assim, Action Directe tornou-se a primeira via de 9a francês da história e, como quase sempre acontece, demorou a ser aceito. A via foi repetida quatro anos após sua primeira ascensão pelo escalador Alexander Adler, que era da Alemanha Oriental. Até hoje apenas 28 escaladores encadenaram a via, sendo que nenhum destes do continente americano.

O que foi a “Action Directe”?

Action directe foi um grupo terrorista francês de extrema esquerda, que cometeu uma série de assassinatos e ataques violentos na França entre 1979 e 1987. Foi originalmente influenciado pelo anarquismo e pelo maoísmo. No início dos anos 1980, o grupo revisou substancialmente sua ideologia.

O resultado foi uma variante do euro-terrorismo que estourou em vários países durante a década de 1980. Os integrantes da Action directe se consideravam comunistas libertários que haviam formado uma “organização de guerrilha urbana “.

Durante sua existência, os membros da Action directe assassinaram 12 pessoas e feriram mais 26. Além disso se associou várias vezes às Brigate Rosse (Itália), Rote Armee Fraktion (Alemanha Ocidental), Prima Linea (Itália), Rote Armee Fraktion (França ), Cellules Communistes Combattantes, Facções Revolucionárias Armadas Libanesas, Exército Irlandês de Libertação Nacional, etc.

Action directe realizou cerca de 50 ataques, incluindo um ataque de metralhadora à sede do sindicato dos empregadores em 1 de maio de 1979, bem como ataques a edifícios do governo francês, agências de gestão de propriedade, edifícios do exército francês, empresas no complexo industrial militar e o estado de Israel.

O líder do Action Directe foi Jean-Marc Rouillan, que foi preso em 1974 e novamente em 1979 por conspiração em ataques contra os espanhóis, porque se opôs a todos os esforços de outros países para ajudar a Espanha naquela época. Rouillan foi capturado novamente em 1980.

Wolfgang Güllich nomeou a via de escalada como Action Directe durante o treinamento, pois lhe pareceu que o treinamento era um ato de terror contra seus dedos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.