Aço de Damasco: O que é e por que é o ideal para atividades outdoor?

Quem já teve a curiosidade de inspecionar os bolsos das mochilas de praticantes de esportes de montanha seguramente deve encontrar um canivete ou mesmo algum utensílio cortante. O clichê é o já icônico canivete suíço. Aqui mesmo na Revista Blog de Escalada há uma artigo completo sobre como escolher um canivete, assim como também sobre a história deste equipamento.

O equipamento conhecido como canivete suíço é um tipo especial de canivete (uma faca dobrável) inventado pelo cuteleiro Karl Elsener em 1894 e fabricada pela empresa suíça Victorinox desde 1891. O termo “canivete suíço” foi cunhado por soldados norte-americanos após a Segunda Guerra Mundial devido à dificuldade que eles tinham em pronunciar “Offiziersmesser” (faca de oficial) em alemão.

Por padrão, a lâmina de um canivete é de uma liga de aço inoxidável otimizada para alta tenacidade e resistência à corrosão. A lâmina de um canivete suíço padrão (X55CrMo14 ou DIN 1.4110) tem:

  • 15% de cromo
  • 0,60% de silício
  • 0,52% de carbono
  • 0,50% de molibdênio

Após um processo de endurecimento a 1.040° C e recozimento a 160 ° C, as lâminas atingem uma dureza média de 56 HRC (medição direta de dureza Rockwell). Esta dureza do aço é adequada para uso prático e permite fácil afiação, mas menor do que a alcançada em ligas de aço inoxidável usadas para lâminas otimizadas para alta resistência ao desgaste.

As outras lâminas do canivete suíço possuem outras durezas.

Aço de Damasco

Aço de Damasco é dos famosos aços da era pré-industrial, por uma técnica de forjamento não documentada utilizada pelos fabricantes de espadas do Oriente Médio, normalmente feitas em lâminas de armas. O resultado do processo resultou em uma liga de ferro-carbono contendo até 1,8% de carbono.

Além de ser bonito, o aço de Damasco era valorizado porque mantinha uma borda afiada, mas era duro e flexível. As armas feitas de aço de Damasco eram muito superiores às armas feitas de ferro.

O aço de damasco é caracterizado por uma dureza excepcional e por uma aparência aquosa e estriada, causada pelos vários níveis de carbono do material original. O aço necessário para forjar lâminas de Damasco varia de acordo com a finalidade da lâmina.

As lâminas de aço de alto carbono são conhecidas por suas arestas vivas, enquanto as lâminas de aço inoxidável são conhecidas por serem impermeáveis ​​à oxidação. Ele não só fornecerá uma bela peça com um design único e intrincado, mas também uma lâmina forte com uma lâmina afiada de longa duração.

O tipo de Aço de Damasco é ideal para ser usado em um canivete, pois o corte de longa duração pode ser bastante útil em um atividade de vários dias. Porém é necessário prestar atenção na qualidade do aço. Preferencialmente para um canivete o padrão com alto teor de carbono como o VG-10 é o mais indicado. Porém encarece consideravelmente o produto final.

Um canivete com lâmina de Aço de Damasco possui 60 HRC (ou seja, quase 10% a mais de dureza).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.