Um escalador caiu de uma altura de 20 metros enquanto realizava uma conquista de nova via no Bauzinho. O escalador foi identificado como João Alberto. De acordo com informações coletadas junto aos resgatistas que socorreram o escalador, o acidente ocorreu porque uma agarra de pé quebrou e ele caiu mais de 20 metros.
De acordo com a ética local, as vias conquistas no complexo do Baú, são todas feitas de baixo para cima. No momento da queda do escalador, um nut, ou outro equipamento móvel, não suportou o impacto e não segurou a queda O primeiro diagnóstico das pessoas que atenderam o escalador, foi de baia e pé direito, mais especificamente tornozelo, quebrados. Após a chegada de pessoas ao local, o escalador foi levado de helicóptero a um hospital de Taubaté, 1h30 após os primeiros cuidados.
O Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú (MONA), não tem nenhum plano nem pessoal nem equipamentos para agir em emergências deste tipo. O Corpo de Bombeiros não tem treinamento para técnicas verticais. Portanto o atendimento foi realizado por voluntários e a imobilização foi feita por dois profissionais especializados em saúde e a evacuação foi muito rápida. Segundo informações disponibilizadas pelo hospital, o escalador não corre perigo de morte.
As primeiras notícias do acidente, que circularam em um portal do Rio de Janeiro, apontaram erroneamente que o escalador estava na Ana Chata.