Escalador se acidenta em São Bento do Sapucaí em conquista de nova via no Bauzinho

Um escalador caiu de uma altura de 20 metros enquanto realizava uma conquista de nova via no Bauzinho. O escalador foi identificado como João Alberto. De acordo com informações coletadas junto aos resgatistas que socorreram o escalador, o acidente ocorreu porque uma agarra de pé quebrou e ele caiu mais de 20 metros.

De acordo com a ética local, as vias conquistas no complexo do Baú, são todas feitas de baixo para cima. No momento da queda do escalador, um nut, ou outro equipamento móvel, não suportou o impacto e não segurou a queda O primeiro diagnóstico das pessoas que atenderam o escalador, foi de baia e pé direito, mais especificamente tornozelo, quebrados. Após a chegada de pessoas ao local, o escalador foi levado de helicóptero a um hospital de Taubaté, 1h30 após os primeiros cuidados.

O Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú (MONA), não tem nenhum plano nem pessoal nem equipamentos para agir em emergências deste tipo. O Corpo de Bombeiros não tem treinamento para técnicas verticais. Portanto o atendimento foi realizado por voluntários e a imobilização foi feita por dois profissionais especializados em saúde e a evacuação foi muito rápida. Segundo informações disponibilizadas pelo hospital, o escalador não corre perigo de morte.

As primeiras notícias do acidente, que circularam em um portal do Rio de Janeiro, apontaram erroneamente que o escalador estava na Ana Chata.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.