Acidente faz escalador lesionar-se e publicar vídeos instrucionais

Um dos escaladores mais fortes do mundo, o espanhol Edu Marín, acidentou-se no último final de semana na Noruega, enquanto tentava escalar uma via em Flatanger. O acidente aconteceu na primeira proteção, que Marín tinha optado por não sair com a mesma montada. Mesmo sendo “baixa”, sua lesão o fez refletir sobre vários conceitos sobre segurança de escalada. A reflexão o motivou a elaborar alguns vídeos, publicados no Instagram, para conscientizar sobre segurança na escalada.

Muitos escaladores acreditam que é “desnecessário” equipar a primeira proteção. Alguns, mais puristas, promulgam que para uma cadena “limpa”, nenhuma costura deve estar já equipada, em um evidente equívoco de interpretação do que é escalada esportiva e segurança. Grande parte dos acidentes na escalada, felizmente, não é fatal. Mas os “pequenos” acidentes, que não há morte, há torções de tornozelo, entre outras contusões, que poderiam ser evitadas.

Edu Marín, que estava impossibilitado de proteger a primeira proteção e optou por escalar da mesma maneira. Porém, o local estava úmido. Como o escalador sentia-se motivado, pois tinha repousado três dias para tentar o projeto, sua mão escorregou e ele caiu direto no solo. A altura aproximada era de quatro metros. A um veículo de mídia espanhola, o espanhol declarou que “tenho 20 anos de escalada e isso para mim foi uma lição”. “Não podemos perder o respeito pela escalada. Alguns segundos da sua vida pode mudar por completo”, completou Marin.

O escalador Edu Marín afirmou ainda que de agora em diante irá sempre sair com a primeira costura já clipada. “Na minha opinião, é necessário minimizar os riscos quando se trata de escalada esportiva. Não é uma questão de ética, mas de dificuldade extrema”.

Edu Marín já foi campeão mundial de escalada, além de ter escalado vias de alta dificuldade toda a sua vida e este, segundo relatou, foi o primeiro acidente grave que sofreu.

Quando perguntado sobre como está no momento, Marín declarou que está com dores no quadril e possui o pé muito inchado.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.