Um dos escaladores mais fortes do mundo, o espanhol Edu Marín, acidentou-se no último final de semana na Noruega, enquanto tentava escalar uma via em Flatanger. O acidente aconteceu na primeira proteção, que Marín tinha optado por não sair com a mesma montada. Mesmo sendo “baixa”, sua lesão o fez refletir sobre vários conceitos sobre segurança de escalada. A reflexão o motivou a elaborar alguns vídeos, publicados no Instagram, para conscientizar sobre segurança na escalada.
Muitos escaladores acreditam que é “desnecessário” equipar a primeira proteção. Alguns, mais puristas, promulgam que para uma cadena “limpa”, nenhuma costura deve estar já equipada, em um evidente equívoco de interpretação do que é escalada esportiva e segurança. Grande parte dos acidentes na escalada, felizmente, não é fatal. Mas os “pequenos” acidentes, que não há morte, há torções de tornozelo, entre outras contusões, que poderiam ser evitadas.
I would like my bad experience to prevent more accidents in our community, so please help me tagging your climbing partners and share these videos that explain how to start climbing with the first quickdraw clipped! #climbhard #climbsafe #onelife #nomoreaccidents pic.twitter.com/8rpZA0669v
— Edu Marin (@Edumarinclimb) 10 de setembro de 2018
Edu Marín, que estava impossibilitado de proteger a primeira proteção e optou por escalar da mesma maneira. Porém, o local estava úmido. Como o escalador sentia-se motivado, pois tinha repousado três dias para tentar o projeto, sua mão escorregou e ele caiu direto no solo. A altura aproximada era de quatro metros. A um veículo de mídia espanhola, o espanhol declarou que “tenho 20 anos de escalada e isso para mim foi uma lição”. “Não podemos perder o respeito pela escalada. Alguns segundos da sua vida pode mudar por completo”, completou Marin.
O escalador Edu Marín afirmou ainda que de agora em diante irá sempre sair com a primeira costura já clipada. “Na minha opinião, é necessário minimizar os riscos quando se trata de escalada esportiva. Não é uma questão de ética, mas de dificuldade extrema”.
I would like my bad experience to prevent more accidents in our community, so please help me tagging your climbing partners and share these videos that explain how to start climbing with the first quickdraw clipped! #climbhard #climbsafe #onelife #nomoreaccidents pic.twitter.com/MyZu5yBviX
— Edu Marin (@Edumarinclimb) 10 de setembro de 2018
Edu Marín já foi campeão mundial de escalada, além de ter escalado vias de alta dificuldade toda a sua vida e este, segundo relatou, foi o primeiro acidente grave que sofreu.
Quando perguntado sobre como está no momento, Marín declarou que está com dores no quadril e possui o pé muito inchado.
Por suerte no he sufrido lesiones muy graves! Algunos golpes pero espero recuperem en unas semanas! pic.twitter.com/Ypsp1d9t8B
— Edu Marin (@Edumarinclimb) 10 de setembro de 2018