Dois escaladores falecem após acidente fatal em Yosemite

Dois escaladores falecerem ontem em Yosemite, local de escalada do estado americano da Califórnia, após uma queda durante uma escalada. Os americanos Jason Wells, de 46 anos, e Tim Klien, de 42 anos, estavam escalavam a via “Freeblast” no El Capitan. A via é uma ramificação da icônica “Salathé Wall”. A via que escalavam possui 10 enfiadas e graduação 5.11 (7º grau brasileiro) e foi conquistada em 1975.

As causas do acidente, que aconteceu no início da manhã de sábado (horário local de Yosemite), não estão claras e passarão por uma investigação no decorrer da semana. Segundo testemunhas, que escalavam próximas do acidente, apenas um grito foi escutado. De acordo com a comunidade americana de escalada, ambos os escaladores eram experientes e estavam praticando a mais nova febre em Yosemite: speed climbing.

A modalidade speed climbing consiste que uma dupla escale em simultâneo, para chegar o mais rápido possível ao fim da via. Os escaladores, nesta modalidade, não param em todas as enfiadas (seções da via tradicional). Usualmente, em uma escalada tradicional, escala-se um de cada vez, parando em cada enfiada.

Este é o segundo acidente fatal no parque em menos de um mês. De acordo com informações disponibilizadas pelos Rangers, responsáveis pelo resgate de visitantes em Yosemite, um praticante de trekking morreu após queda. A fatalidade aconteceu quando o turista apoiou-se no cabo de isolamento que há no topo do Half Dome.

De acordo com o serviço nacional de parques americano, que administra o Parque Nacional de Yosemite, as causas do acidente já estão sendo investigadas e serão divulgadas assim que chegarem a uma conclusão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.