Sistema de autossegurança falha em academia e escalador cai 15 metros

Um escalador sofreu uma queda de 15 metros em uma academia de escalada no Canadá. De acordo com informações disponibilizadas (tanto por agência de notícias quanto por uma nota oficial da academia) o sistema de autossegurança (auto-belay) falhou, não segurando o escalador no momento da queda. O acidente aconteceu no ginásio Canyon Escalade Center, localizado na cidade canadense de Quebèc.

Procurada pela imprensa a proprietária do local Précille Dulude declarou que o escalador “usou o sistema de autosseguro, que permite que a pessoa subir sozinho e sem parceria, estava sendo usado, quando a corda arrebentou. Isso aconteceu quando o garoto estava a 15 metros de altura”. De acordo com as informações, alguns clientes que estavam na academia no momento do acidente eram paramédicos (profissionais habilitados da carreira do socorro pré-hospitalar) e rapidamente prestaram socorro.

Foto: Érick Rivest | https://www.lereflet.qc.ca

A proprietária explicou ainda à reportagem que os sistemas de autossegurança da academia, que totalizam um número de quatro, já haviam sido inspecionados no mês passado, não apresentando nenhum problema aparente.

A proprietária da academia ainda acrescentou: “estamos analisando o ocorrido para entender o que aconteceu”. “Um psicólogo irá conversar com os funcionários da academia, porque todos estão em choque por causa desta situação difícil”, afirmou Précille Dulude, proprietária da Canyon Escalade.

Interior da academia Canyon Escalade Center – Foto: https://www.canyonescalade.com/

Nos EUA e Canadá as academias de escalada costumam utilizar sistemas de autossegurança para que seus clientes não necessitem de um companheiro para escalar. Recentemente, em artigo exclusivo da Revista Blog de Escalada, o funcionamento destes “seguradores automáticos” foi explicada em detalhes. Até o momento não havia histórico de acidentes com estes aparelhos.

De acordo com informações disponibilizadas pelos proprietários, o sistema de autossegurança era o modelo “Belay in the Box”, da marca britânica Veqtor, o qual não utiliza a mesma tecnologia mencionada no artigo realizado pela Revista Blog de Escalada.

Segundo informações do hospital o jovem, que tem 16 anos de idade, está gravemente ferido em ambas as pernas. Leia abaixo a declaração oficial da academia sobre o acidente (em francês)

Para maiores informações: https://www.lereflet.qc.ca

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.