Acampamento irregular no Dedo de Deus é denunciado pelo ICMBio – Assista ao vídeo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) identificou um acampamento irregular de pessoas no cume do Dedo de Deus. Por meio de uma nota informativa em seu site, o ICMBio anunciou que pretende aplicar uma multa que pode variar de R$ 500,00 a R$ 10.000,00, de acordo com Art. 90 do Decreto Federal N° 6.514/08.

O acampamento no Cume do Dedo de Deus é considerado ilegal.

No último sábado, 4 de setembro, foi comunicado por visitantes do Dedo de Deus que havia duas pessoas com material e equipamentos pernoitando no local. No mesmo dia, diversas informações chegaram ao ICMBio vídeos dos possíveis infratores praticando rituais religiosos no local.

De acordo com relatos de escaladores que estiveram no local, o grupo autointitulado religioso chegou ao topo através de helicóptero. O grupo já possuía equipamento de camping estruturado, como barracas, fogareiros e sacos de dormir.

Segundo testemunhas, os integrantes do culto religioso recepcionavam os escaladores com orações, bendições. Há relatos que os integrantes do culto religioso tocam berrantes no meio da tarde todos os dias.

O ICMBio considera que a retirada forçada de pessoas do cume do Dedo de Deus é uma ação que demanda equipes altamente treinadas e equipamentos próprios, considerando o grave risco advindo de tal manobra. Por isso a autarquia decidiu fazer a retirada em conjunto com o 16º GBM – CBMERJ pela não intervenção física forçada no local.

Não foram identificados ainda quem são os integrantes do culto, nem quem financiou o aluguel do helicóptero para chegar ao cume do Dedo de Deus.

 

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.