Abuso sexual e Corrupção: Técnico da seleção de escalada da Ucrânia é demitido após acusações de atletas

O treinador da seleção ucraniana de escalada Artur Pechii foi demitido após ser acusado por sete membros da seleção de várias acusações.

Os membros se manifestaram em cartas públicas em ucraniano, russo e inglês acusado Pechii de diferentes formas de abuso (sexual e psicológico) e corrupção em suas redes sociais. Além disso, os membros também revelaram um caso de agressão sexual, protagonizado pelo mesmo treinador.

Os atletas da seleção da Ucrânia que fizeram a denúncia foram Sergii Mavrin, Jenya Kazbekova, Margarita Zakharova, Kostya Pavlenko, Nika Potapova, Fedir Samoilov e Boldyrev Danyil.

Alex Megos entra na briga

As cartas públicas foram divulgadas e compartilhadas por Alex Megos na última semana, na versão em inglês, e foi quando o caso ganhou a grande mídia (veja documentos abaixo).

As acusações giram em torno dos diferentes tipos do trabalho de treinador de Artur Pechi: desde má conduta administrativa, como “estabelecer regras para participação apenas em competições” ou “informar sobre tudo no último momento”, até práticas relacionadas à corrupção, como “manipular a distribuição de fundos em competições internacionais” ou “fornecer financiamento a seus escaladores favoritos, não aqueles com os melhores resultados”.

Outras federações e associações

Culturalmente, as práticas de má conduta administrativa, favorecimento, coerção e assédio moral cometidos por federações e associações na América do Sul são relatados em informações confidenciais e de bastidores. Porém, ao menos no continente sul-americano, não houve nenhuma denúncia pública feita por nenhum atleta, pai ou integrante.

Recentemente, como publicado na Revista Blog de Escalada na semana passada, a federação francesa também enfrenta casos de abusos e assédios em ginásios de escalada franceses. Quatro queixas de abuso sexual são investigadas pelos tribunais da FFME. A Federation Francaise de la Montagne et de l’Escalade (FFME).

Como o processo ainda está sob investigação da polícia, o nome dos acusados não foram divulgados.

Abusos de Artur Pechi

Pavel Vekla

O grupo de atletas também fez acusações de abusos psicológicos como “mentiras constantes, grosserias, insultos pessoais e chantagens sobre a oportunidade de participar de competições”.

Há ainda uma acusação séria que afirma que “violou a decisão da Federação de Montanhismo e Escalada da Ucrânia que o suspendeu de suas funções de treinador até que a disputa legal sobre uma situação seja resolvida muito incomum com seu ex-esportista Pavel Vekla”.

De acordo com o documento, “Pavel Vekla disse publicamente que Pechii o forçou a ter relacionamentos íntimos de natureza homossexual, mesmo durante o período em que ele ainda era menor”.

As denúncias ocorreram apenas alguns dias antes das eleições da Federação de Montanhismo e Escalada da Ucrânia, no domingo passado. Artur Pechii foi demitido na reunião e um novo conselho de diretores liderado por Anna Yasinskaya foi nomeado, substituindo Valentin Symonenko na presidência e Alexander Zakolodniy como vice-presidente.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.