A turistificação do Montanhismo

Sim, a turistificação chegou ao montanhismo, e com muita força. No turismo de aventura, atividades de excursionismo, como trekking e hiking, tornaram-se cada vez mais populares e sem uma fiscalização, nem mesmo homologação, por parte do estado, guias (que muitas vezes sequer possuem formação) começaram a abusar e levar grandes grupos para destinos populares.

Há quem argumente que com cada vez mais pessoas nascendo, os lugares cada vez mais ficarão lotados. Porém esta é uma visão simplista de um problema cada vez mais crônico: a turistificação das atividades de montanha.

Com a montanha cada vez mais cheia de indivíduos despreparados, começam a se multiplicar relatos de trilhas lotadas de pessoas despreparadas, resgates e acidentes.

Mas o problema não é o número de pessoas. O que é necessário discutir, e organizar, é a preparação de uma população que cada vez mais sofre de Síndrome de Dunning-Kruger, a síndrome da superioridade ilusória. Pessoas que acham que sabem tudo e que acreditam que seus grupos de WhatsApp equivalem a uma faculdade.

Mas qual seria então a solução?

Participante explicando sobre turistificação

Onde escutar

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.