A sustentabilidade de cânhamo nas roupas

A sustentabilidade de cânhamo nas roupas. Antes de tudo, diferente da maconha, o cânhamo não vai te deixar chapado. De fato, o cânhamo é facilmente cultivado ao redor do mundo, embora prefira climas temperados ou tropicais.

A saber, cresce rápido, podendo ser colhido até três vezes por ano. Por fim, o cânhamo é uma das fibras mais renováveis ​​e sustentáveis ​​disponíveis para a criação de roupas. Confira.

Cânhamo não é maconha, tá?

De fato, tecnicamente, não são espécies distintas. A saber, são dois tipos de cannabis da família Cannabaceae. Em suma, na legalidade, a diferença está no conteúdo da droga psicoativa THC. Isto é, a quantidade de tetrahidrocanabinol (THC) no cânhamo é inferior a 0,3%.

Por outro lado, uma planta ilegal (como a maconha), é qualquer cannabis com um THC superior a 0,3%, resultando nas possíveis intoxicações. Morô?

Origem do cânhamo

Foto destaque: Divulgação/David Gabrić/Unsplash

Foto destaque: David Gabrić/Unsplash

Decerto, conhecida por sua versatilidade em diversos benefícios, a planta do cânhamo é cultivada principalmente na Ásia e Oriente Médio. Em suma, elas podem ser processadas para se tornarem macias e leves ou resistentes e duráveis. Logo, possibilitando uma infinidade de vestuários, calçados, entre outros.

A saber, pesquisas mostram que o cânhamo já era usado 8.000 anos antes de Cristo. Como dito antes, o uso da planta é variado. Por curiosidade, usava-se cânhamo como papel 700 anos depois de Cristo na China. A título de informação, Colombo usava cânhamo em seus navios, além dos primeiros Levi’s serem feitos de jeans de cânhamo também.

Por fim, curiosamente, Jefferson e Washington eram agricultores de cânhamo e até mesmo a declaração da independência estadunidense está escrita em papel de cânhamo.

Dificuldades para expansão

Obviamente, um dos problemas é em grande parte a semelhança com a maconha. Fato é que, por anos a malvadinha tornou a boazinha ilegal pelo mundo, inclusive a proibição no Brasil continua.

Contudo, o cânhamo foi legalizado na maior parte do mundo, aumentando sua participação no mercado. No entanto, frequentemente é produzido em fazendas familiares. Em suma, isto dificulta na expansão em diversos aspectos. A título de informação, as certificações caras dificultam pequenos produtores no ramo. Sem elas para provar que é orgânico, comércio justo e por ai vai, o trabalho torna-se ilegal.

De fato, o cultivo é super barato, mas devido as barreiras financeiras e preconceituosas, o valor final encarece. Logo, como muitos produtos orgânicos ou naturais, as roupas de cânhamo são mais caras no mercado. Todavia, ainda assim, sua durabilidade e baixo impacto ambiental as tornam um belo custo-benefício.

É pau pra toda obra

Sem dúvidas, pode-se dizer que o tecido de cânhamo é adequado para a maioria dos tipos de roupas, ademais bolsas e outros acessórios. Em suma, as fibras de cânhamo absorvem a umidade e secam rapidamente, respirando bem e te mantendo confortável em qualquer ambiente.

A saber, o tecido pode ser lavado várias vezes, sem afetar a qualidade da peça. Por curiosidade, o tecido é cerca de quatro vezes mais forte que o algodão e dificilmente amarrota. De fato, com fibra longa e forte, é resistente a condições adversas como: clima, trabalho e vida cotidiana.

Por fim, são antibacterianos. Isto é, não precisa se preocupar com odores ​​que entram no tecido.

A sustentabilidade de cânhamo nas roupas

Foto destaque: Divulgação/GreenForce Staffing/Unsplash

Foto destaque: Divulgação/GreenForce Staffing/Unsplash

Em suma, o cânhamo produz mais fibras por hectare do que qualquer outra. Da fato, com o mesmo espaço, o cânhamo produz até 250% mais fibras que o algodão. A saber, as plantações de cânhamo deixam suas folhas para trás, mantendo o solo fértil e o teor de umidade.

Por curiosidade, resistente a pragas, fungos e doenças, o cânhamo não precisa de herbicidas ou pesticidas para afastar os inimigos que outras fibras enfrentam. Não requer fertilizantes para crescer e consome apenas um terço de água que o algodão, por exemplo.

Enfim, o tecido de cânhamo é, sem dúvidas, um amigo do meio ambiente. O processo de produção das fibras de cânhamo é muito sustentável, principalmente em comparação com outros têxteis. Decerto, não é atoa que marcas como Woolrich, Cannabeings Designs e Hemp Authority são especializadas na confecção de panos de cânhamo, além de grandes marcas como Adidas, Quicksilver e Patagonia que passaram a usufruir dos benefícios do cânhamo como tecido.

Foto destaque: Luke Helgeson/Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.