“A segunda escalada mais difícil da minha vida”: Adam Ondra divulga vídeo sobre ascensão em via de 12c br

Adam Ondra, o melhor escalador esportivo do século XXI, também encontra vias desafiadoras. Ao voltar à falésia que ele mesmo chama de “o melhor calcário em sua República Tcheca”, Ondra travou uma guerra para estabelecer a primeira ascensão da via mais difícil da República Tcheca em novembro de 2022. Na época, ele prometeu um vídeo de Zvěřinec no início deste ano (assista no topo do artigo).

Graduada como 9b+francês (12c brasileiro) o escalador tcheco chamou esta primeira ascensão de “a segunda mais difícil de sua vida”. Para quem não sabe, esta classificação coloca a via logo atrás de Silence , graduada como um 9c francês (13a brasileiro) e que fica na Noruega. A via Silence continua sendo a mais difícil do mundo e ainda não repetida por ninguém.

Não custa lembrar que Ondra é o único atleta masculino a ter conquistado títulos do Campeonato Mundial em ambas as disciplinas no mesmo ano (2014) e também é o único atleta masculino a ter vencido a temporada da Copa do Mundo em ambas as disciplinas (escalada de vias guiadas em 2009, 2015 e 2019 e bouldering em 2010).

Adam Ondra

Adam Ondra

A via Menagerie compartilha o crux com uma outra via, Perlorodka (esta graduada como 9a+ ou 9b francês), mas faz um começo muito mais difícil. A explicação foi dada pelo próprio Adam Ondra na descrição do vídeo.

“É bastante comum que seções de certas vias serem ser facilmente superdimensionadas, mas estou bastante confiante de que o crux superior, incluindo movimentos muito improváveis, pode ser uma linha de boulder de dificuldade V14. Desfrute de um novo vídeo sobre escalar até o limite absoluto!” disse Ondra.

Adam Ondra escala no seu “limite absoluto” e até, como admite, “há alguns momentos misteriosos em que não faço ideia de como me mantenho na parede. E esses momentos são uma das coisas que tornam a escalada tão especial para mim”. Assista ao filme no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.