A propaganda da Red Bull que incomoda: 360 Ascent é um marketing questionável?

O texto original foi escrito no site francês Fanatic Climbing e foi cedido gentilmente para a tradução. O está em https://fanatic-climbing.com

Se você esteve na internet esta semana, provavelmente não poderia ter perdido o vídeo das últimas 24 horas.

Caso contrário, aqui está: uma produção de filme de grande orçamento, com nada menos que 48 minutos, com a qual a Red Bull e 360 ​​Holds, na companhia dos campeões de escalada eslovenos Janja Garnbret e Domen Skofic, inundaram as redes sociais e fizeram uma grande publicidade em uma via artificial apresentada como a mais longa do mundo e aberta em uma chaminé de 360 metros de altura, a leste do país de origem dos dois atletas.

O lado positivo

Vamos falar sobre as coisas boas primeiro, porque sempre existem. Não podemos negar que este é, em vários pontos, um projeto ousado, sobre uma chaminé e em um cenário fotogênico! Pode-se imaginar o grande tesão dos route setters em abrir um projeto como esse com cordadas muito variadas e uma escalada sempre interessante.

Além disso, é interessante seguir a iniciação no percurso de várias enfiadas de dois jovens com potencial. E gostei da via principal! Nós amamos escalada de árias cordadas. Então, nós realmente gostamos de estar a par dos pequenos erros que surgiram nessa primeira via “grande” de várias cordadas, como Domen se desdobrando com movimentos rápidos, para as emoções reais em exibição (estresse, fadiga, alegria), a luta, a luta. A tudo isso: sim e sim novamente. Sim, para mais ótimas imagens de escalada de várias cordadas, por favor.

Mas existe a arte e existe a maneira. Entendemos que as empresas querem publicidade. Faz sentido que uma agarra de escalada é a empresa que lamberia os lábios com a perspectiva de colocar uma pequena joia em uma chaminé de 360 ​​metros de altura. É difícil recusar, concordo.

O lado negativo

Dito isso, vamos ao que estamos falando exatamente: duas toneladas de agarras de escalada, dois anos de preparação, dois meses de trabalho ativo (colhedores, brocas e assim por diante) para, no final das contas, fornecer 19 horas de escalada para dois escaladores e apenas dois escaladores. Sim, Janja e Domen são estrelas incríveis da escalada de competição, mas tudo isso para apenas dois escaladores e dois dias de escalada?

Pois, espere, esta enorme chaminé não é de forma alguma uma parede de escalada: depois dessas 19 horas de escalada, tudo foi desmontado e estava tudo acabado!

Parece um desperdício ou uma oportunidade perdida! Todas essa energia e recurso para um projeto que no final das contas parece fútil e desnecessário. Teria sido mais “lucrativo”, talvez até defensável, pelo menos deixar as agarras para os outros se divertirem, e por que nem mesmo deixar linhas mais fáceis para a ‘plebe’?

Além do aspecto marcante desse tipo de RP (a via não é tão difícil quando você conhece o nível dos campeões), e além do fato de permitir que Janja e seu namorado experimentassem sua primeira via de várias cordadas, nos perguntamos sobre o real interesse de tal conteúdo, que se tornou viral em minutos, além de oferecer um pouco de escapismo enquanto desfruta da qualidade inegável do cenário desta via de várias cordadas titânica 100% artificial e plástica.

A Red Bull poderia ter aproveitado a oportunidade deste projeto, por exemplo, para tentar atrair mais pessoas para uma área de escalada que muitas vezes é mantida sob o radar: escalada de várias cordadas e para oferecer conteúdo pedagógico ao público jovem para para ajudar a desenvolver uma ‘cultura multi-pitch’.

Infelizmente: o único ângulo em vista é apenas comercial com atletas credenciados, parceria com uma marca de agarras e nenhuma outra mensagem. Esse projeto de vaidade foi quase efêmero. Não fomos nem mesmo agraciados com informações sobre o que se aconteceu com aquelas duas toneladas de agarras depois.

No entanto, ao mesmo tempo, o vídeo é apresentado a nós como uma espécie de expedição. Desculpe, mas em termos de espírito de aventura, não passa no teste. Pensar em como as numerosas rotas alpinas de várias emfiadas estão próximas desses campeões e da empresa de controle…

De forma mais geral, este vídeo não é para nos tranquilizar quanto à direção que a Red Bull está tomando com a escalada ao ar livre. Para contextualizar, é difícil esquecer a polêmica em torno do equipamento deixado in situ durante a tentativa do falecido David Lama na rota do Compressor no Cerro Torre, em 2010.

Red bull e seu desinteresse latente em promover o esporte

Na França, temos sido confrontados há alguns anos com o Red Bull FontNBleau, um evento que equivale à invasão de partes da floresta por incontáveis ​​competidores e espectadores, com todo o impacto ecológico inimaginável, erosão e polimento em particular, já que você marca quanto sobe. Portanto, é difícil dizer que a Red Bull é sendo atenciosa em Fontainebleau, e com o 360 Ascent, mais uma vez nos deparamos com um projeto de vaidade um tanto desprovido de perspectiva.

Por outro lado, a ajuda no manejo de áreas naturais ainda não apareceu. Apesar da originalidade da ideia e dos meios financeiros por trás do projeto, lamentamos que a Red Bull não tenha aproveitado esta oportunidade para, pelo menos, mostrar e promover um pouco do grande outdoor esloveno. Numa altura em que a defesa e manutenção de áreas naturais assume uma importância crucial na Europa, incluindo na Eslovênia, esta produção parece desequilibrada.

Para fins de contexto, grampeação de rochas começou na Eslovênia na mesma época que na França, há 30 anos. Hoje, grupos locais da Eslovênia (como Projekt Osp) estão tentando gerenciar a manutenção dessas falésias, com tudo o que vem com isso: uma batalha diária contra ferrolhos enferrujados, ameaças de proibição, implorando por doações e uma falta geral de tempo e dinheiro devido ao tamanho da tarefa pela frente.

No contexto então, a Red Bull (assim como outras grandes marcas) poderia desempenhar um papel importante e inspirador ao contribuir para ajudar esses grupos. Um exercício de relações públicas lindamente filmado em agarras artificiais deixa um gosto amargo em nossas bocas.

Resta-nos esperar que a Red Bull nos surpreenda no futuro positivamente, com empreendimentos futuros mais alinhados com os valores fundamentais da nossa paixão, porque respeitar o ambiente e a cultura ao ar livre também pode dar-lhe asas!

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.