A Patagonia lança linha com tecido impermeável e respirável sem PFC

A marca norte-americana de roupas outdoor Patagonia anunciou que está colaborando com a Natural Fiber Welding (NFW) para desenvolver e dimensionar soluções circulares em têxteis. A NFW fornece uma cadeia de suprimento de materiais sustentável e circular, fazendo compostos a partir de nutrientes renováveis.

Patagonia disse que a indústria de materiais confia em plásticos e revestimentos plásticos para atingir um nível de desempenho para roupas esportivas e outros materiais de alta durabilidade. A marca usará a plataforma de tecnologia Claurus da Natural Fiber Weldings, que usa um processo químico de circuito fechado para projetar estruturas de fios para competir com os sintéticos.

“A capacidade de incorporar fibras naturais recicladas em um tecido durável e com desempenho aprimorado é uma tecnologia estimulante e muito inovadora com potencial de alto impacto na indústria”, disse Sara Hayes, diretora de desenvolvimento de materiais da Patagonia.

“A tecnologia de selagem de fibra do NFW permite que materiais totalmente naturais forneçam propriedades de desempenho equivalentes aos sintéticos, como resistência à abrasão e gerenciamento de umidade. Além disso, também lançou a NetPlus, roupas de plástico reciclado do oceano.

Jaquetas sem PFC

A indústria de esportes outdoor há muito usa películas repelentes de água (DWR) para ajudar a manter as roupas secas, e a Patagonia não é exceção. Esses acabamentos químicos são tradicionalmente fabricados com perfluorcarbonos ou polifluorcarbonos (PFCs), que contêm o elemento flúor.

A contaminação da água causada pela fabricação química de acabamentos DWR com base em PFC demonstrou ser prejudicial à saúde humana. Deixar de usar produtos químicos à base de PFC é complicado, porque eles funcionam muito bem. Existem muitas fontes de PFCs no setor de roupas, mas mais da metade dos produtos químicos PFC mais perigosos são usados ​​em roupas impermeáveis.

A consciência em torno dos efeitos dos PFCs cresceu à medida que mais pesquisas foram realizadas. Uma vez liberados no ambiente, os PFCs se decompõem muito lentamente, podendo permanecer no meio ambiente por muitos anos após sua liberação e estão dispersos por todo o globo.

Eles podem afetar o usuário da roupa e o meio ambiente quando é lavado ou é esfregado. O PFC se acumulou em níveis mensuráveis ​​na neve, gelo e água em todo o mundo. Para alguns PFCs, há evidências de que eles causam danos à reprodução, promovem o crescimento de tumores e afetam o sistema hormonal.

Portanto, para reduzir a dependência desses produtos químicos, a marca Patagonia se comprometeu a eliminar o uso de PFCs em todos os seus produtos até 2024. Dual Aspect Jacket e Dual Aspect Bibs são as primeiras peças da emprsa com tecido impermeável e respirável, totalmente livre de PFC.

Projetadas para escalada alpina nas condições mais extremas, essas vestimentas oferecem máxima liberdade de movimento com máxima proteção contra tempestades, sem o uso de PFC no acabamento DWR ou membrana. Após extensos testes de materiais, testes de laboratório e testes de campo, a Patagonia se concentrou nas combinações mais promissoras de materiais DWR.

Como parte do projeto, a marca trouxe mais de 20 protótipos e produtos concorrentes ao norte da Escócia para escalar nas condições mais frias, úmidas e ventosas de Ben Nevis e Cairngorms. Isso permitiu que cada produto fosse submetido à mesma longa exposição no ambiente alpino e comparar diretamente o desempenho.

A equipe da Patagonia saiu convencida de que seus novos materiais totalmente livres de PFC tiveram um desempenho tão bom quanto os melhores tecidos da indústria. Em seu laboratório, a Patagonia testa a impermeabilização por meio de borrifos de água na parte externa de um tecido, por meio de um aparelho de teste com cabeça hidrostática de alta pressão.

Este teste não apenas mede a capacidade das membranas de continuar a atuar como uma barreira à prova d’água sob alta pressão de água, mas também testa a resistência geral da estrutura do material, garantindo que os tecidos externos não percam seu laminado ou se desintegrem sob pressão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.