A importância da narração em esportes de nicho

No jornalismo, por definição, o narrador ou a narradora é o profissional responsável por narrar um fato. Independente do meio, resumidamente o narrador conta uma história ou um fato tal qual ele é.

A qualidade de uma transmissão esportiva depende muito da capacidade do narrador ou narradora de contar os fatos. Eles têm a função de descrever cada cena de um esporte para permitir a interpretação correta, ainda mais se o espectador não está vendo o jogo e necessita de informações e detalhes que enriqueçam o entendimento.

narração

narração

Ter boa dicção, velocidade de raciocínio, clareza de ideias e riqueza de vocabulário são algumas das qualidades mínimas exigidas para narradores e narradoras. Além de tudo isso, claro, também deve entender o esporte narrado e não somente ser um entusiasta.

Não somente para transmissões de futebol, o esporte onipresente no Brasil, mas também para esportes olímpicos, como a escalada. Parece uma tarefa simples, mas não é.

Como já ficou demonstrado em um passado recente em transmissões amadores em streaming. Para uma boa narração é necessário não somente boa vontade, mas um preparo que leva anos e exige dedicação.

Com a multiplicação de transmissão em streamings dos esportes de nicho, também se multiplicaram gafes e amadorismo que, entre outras coisas, espantam a audiência e joga contra o próprio esporte. No episódio de hoje vamos aprender sobre a importância de um narrador ou narradora de qualidade em uma transmissão esportiva.

Participante falando sobre narração

Gabriel Max | @gabrimax92

Onde escutar

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.