A história do modelo de trailer mais popular do mundo: Teardrop

O trailer conhecido como teardrop (lágrima em inglês) é dos modelos mais populares do mundo e fabricado de maneira quase artesanal em vários países do planeta. O motivo é simples: baixo custo, alta versatilidade e leveza.

Por ser um modelo bem compacto, que pode ser rebocado por automóveis de baixa potência com motor acima de 1.6 litros, é uma excelente opção para quem deseja realizar viagens longas mas não possui uma conta bancária pomposa para bancar luxuosos motorhomes. Há casos de alguns modelos serem rebocados por carros com potência 1.0 litros, mas a longo prazo o motor acaba quebrando pelo esforço.

teardrop-traile-1

Um teardrop trailer, também conhecido como teardrop camper trailer, geralmente possui capacidade pra somente duas pessoas adultas dormirem, além de uma parte destinada à cozinha. Geralmente este compartimento fica na parte externa traseira.

No Brasil, como sempre acontece com vários produtos e tecnologias, o nome deste modelo ficou conhecido como mini trailer. O público mais jovem, por conta da adoção em massa da internet onde encontram facilmente as plantas, já adota nomenclatura original. Infelizmente, assim como ocorre com os motorhomes, não há opção de aluguel destes modelos. Muitos fabricantes procuram adicionar adornos de luxo aos teardrop trailers deixando-os mais caros para o público brasileiro do que costumam ser em outras partes do mundo.

teardrop-trailer-7

História do teardrop trailer

Este modelo de trailer se popularizou quando revistas de mecânica na década de 1930 (época que este tipo de mídia possuía relevância) publicaram plantas detalhadas de modelos em suas páginas. Os modelos publicados eram feitos por usuários comuns para o uso próprio.

A planta de um teardrop trailer que mais ficou conhecida, muito disso por ter sido a primeira, foi publicada pela Mechanix Illustrated, fundada em 1928 e fechada em 2011. Basicamente os modelos eram trailers de madeira que eram construídos em cima de carretas de carga para automóveis. Tudo feito de maneira artesanal.

Reportagem Original - Mechanix Illustrated

Reportagem Original – Mechanix Illustrated

Este projeto original era do leitor da cidade californiana de Pasadena, nos Estados Unidos, publicada na edição de 1939, com nome de Louis Rogers (acesse o projeto original aqui).

O americano, à época, utilizou chassi totalmente de madeira. No ano seguinte a revista Popular Mechanics, que existe ate hoje, publicou um projeto de um teardrop trailer com formato de ovo e que caiu no gosto popular pelo seu formato futurista. Este formato se popularizou e foi evoluindo até o formato de gota que vemos hoje.

teardrop-trailer-capa

A partir da década de 1990 as plantas de projetos de teardrop trailer ganharam bastante popularidade com a internet, quando foram compartilhadas por e-mail e em websites sobre o tema. Existem vários fabricantes e, por isso, os formatos e modelos variam de acordo com quem os constrói.

Usualmente os projetos variam de 1,2 a 1.8 metros de largura a 2,4 a 3,0 de profundidade. A altura de um teardrop trailer pode variar de 1,2 m a 1,5 m e chegam a pesar, em média, 450 kg. Em grande parte dos projetos há porta de acesso e janelas para iluminação/ventilação.

teardrop-trailer-3

Teardrop trailer no Brasil

Como descrito acima os teardrop trailers se popularizaram no Brasil na década de 1990 com  a disseminação de várias plantas de projetos pela internet.

Por serem muito mais baratos que motorhomes construídos em veículos virou uma boa opção para quem procura uma solução mais barata e menos luxuosa realizada pelos fabricantes brasileiros.

teardrop-trailer-5

Assim como acontece com os motorhomes brasileiros, não há empresas que se dedicam a alugar este tipo de veículo. Há apenas algumas poucas que possuem foco em apenas produzir sob encomenda a alguns preços altamente discutíveis.  Após rápida consulta por telefone todas as empresas especializadas em construção e adaptação de veículos para ambulância e food truck faz este tipo de construção.

O preço desta construção/adaptação varia de acordo com a quantidade de luxos que o cliente pedir. Porém, assim como acontece com os motorhomes, quanto menos luxos desnecessários como, por exemplo, microondas e televisão de tela plana, existir em um veículo destes mais próximo da realidade serão os preços.

teardrop-trailer-4

teardrop-trailer-2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.