A China aceita pedido e permite que Nirmal Purja complete a 14ª montanha de oito mil

O sonho de escalar todas as 14 montanhas com mais de oito mil metros de altitude do planeta em apenas sete meses idealizado por Nirmal Purja está perto de concretizar. Depois que o ex-soldado de elite conseguiu “escolher” um gigante após o outro em tempo recorde, mais recentemente Cho Oyu (8.201 m) e Manaslu (8.163 m) em apenas quatro dias, as autoridades chinesas no trecho doméstico ameaçaram frustrá-lo.

Ao que parece, segundo noticiou o jornal nepalês The Himalayan Times, As autoridades de montanhismo da China concordaram em emitir uma permissão especial para Nirmal Purja, permitindo que o nepalês escalasse o Shishapangma (8.013 m), nesta temporada.

Nirmal Purja

Shishapangma

O sinal positivo da China chega em um momento em que o ex-membro das forças especiais do Reino Unido queria uma permissão para tentar subir o Shishapangma em novembro deste ano. O objetivo era completar todos os 14 picos de montanhas acima de 8.000 metros em apenas sete meses. Dawa Sherpa, diretor administrativo da Climbalaya Treks, disse ao The Himalayan Times que recebeu uma mensagem da China e da Associação de Montanhismo do Tibet que a equipe liderada por Nirmal Purja obteria uma permissão especial para subir o Shishapangma a pedido do governo do Nepal.

“As autoridades chinesas claramente me transmitiram uma mensagem de que a Embaixada da China em Katmandu fará os trâmites necessários para garantir uma permissão de escalada no Shishapangma para Nirmal Purja e sua equipe do Project Possible o mais cedo possível”, disse Sherpa, que realiza expedições de montanhismo no Tibet.

Nirmal Purja

Nirmal Purja

A questão de Nirmal Purja foi cuidadosamente tratada pelos governos do Nepal e da China. Como a embaixada permanece fechada por uma semana para marcar 70 anos de regime comunista, o processo para emitir a permissão especial começaria após 8 de outubro.

Purja tinha dito a um veículo de comunicação de seu país que seu plano “B”, poderia ir para o 15º pico mais alto, o Gyachung Kamg (7.952 m), caso a China recusasse sua permissão para escalar o Shishapangma nesta temporada. Nirmal Purja, que é ex-membro das Forças Especiais do Reino Unido, iniciou seu Project Possible em abril para completar até novembro.

O recorde atual para essa tentativa é de sete anos, 10 meses e seis dias pelo montanhista coreano Kim Chang-ho em 2013. O segundo recorde mais próximo da marca atual é de sete anos, 11 meses e 14 dias pelo montanhista polonês Jerzy Kukuczka em 1987.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.